Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Curso de informática auxilia jovens rurais na administração da propriedade familiar

No encerramento do Curso de Capacitação em Noções de Informática para jovens rurais, no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), foram entregues 127 certificados. O técnico em agropecuária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e monitor do curso, Carlos Henrique Reis, fala que a capacitação ensinou os filhos de produtores a operar o computador como ferramenta para auxiliar a administração da propriedade rural. O curso teve duração de 30 dias e contou com a participação de pessoas com idades entre 14 e 54 anos.

O curso, com duração de 40 horas, ensinou a ligar a máquina e utilizar o sistema operacional. Segundo Carlos, o objetivo foi promover a qualificação desse público para que eles usem o conhecimento na vida profissional e em atividades do dia a dia. A capacitação foi realizada no laboratório da Escola Estadual Pio Machado.

“Tivemos a participação de 65% do público da área rural e 35% da urbana. Esse foi o primeiro módulo e já estamos programando o segundo que será sobre a economia rural e administração das propriedades”, esclarece.

O curso com duração de 40 horas, ensinou a ligar a máquina e utilizar o sistema operacional.

O segundo módulo contará com apenas 20 vagas e será realizado em 2020. Ele explica que nesta capacitação percebeu a inabilidade no uso da tecnologia pelos moradores rurais e o desejo de aprender a usar um computador. O curso promoveu a inclusão desses jovens na era digital, ensinando-os a operar o programa LibreOffice, fazer planilha eletrônica e inser dados sobre as atividades das propriedades rurais.

O jovem rural Pedro Paulo Teobaldo Ribeiro (17), da Comunidade Guanandi, trabalha com o seu pai Ernesto Teobaldo de Assis Filho, no sítio Cantinho do Céu. Numa área de 14 hectares, pai e filho cultivam limão, banana da terra, quiabo, melancia, melão caipira e mandioca, também criam gado de leite e outros.  Pedro recebeu o certificado e comentou que o curso de informática abriu um leque de oportunidades e possibilitou maior controle de entrada e saída do dinheiro em sua propriedade. “O curso trouxe inovação e tecnologia atual dos grandes centros para os jovens do campo”, enfatiza Pedro.

Conforme Carlos Reis, a realidade no campo ainda é o uso da caderneta manual, onde os agricultores e suas famílias anotam desde a compra e venda até a produção, a produtividade, as perdas, o lucro e outros. Com a finalização do curso, a expectativa é de que os participantes estarão utilizando ferramentas da computação para armazenar toda parte contábil da atividade executada na área rural.

O coordenador regional da Empaer, Vico Capistrano Alencar, participou da entrega dos certificados e comentou que o curso foi promovido pela Empaer em parceria com a Escola Estadual Pio Machado. Ele destaca que novos cursos serão realizados no próximo ano.

Fonte Governo do Estado

Sair da versão mobile