sábado, 14 fevereiro 2026
Início Mato Grosso Primeiro projeto para liberação de crédito fundiário será realizado em Lucas do...

Primeiro projeto para liberação de crédito fundiário será realizado em Lucas do Rio Verde

0
261

Lucas do Rio Verde será o primeiro município a receber um projeto piloto do Programa Nacional de Crédito Fundiário. A proposta é dar sequência à implantação do projeto “Nossa Senhora Aparecida”, que reúne 50 famílias que aguardam pela emissão da Declaração de Elegibilidade para dar sequência ao processo de implantação e homologação de lotes.

A Superintendência de Crédito Fundiário, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), iniciou os procedimentos para a reabertura das contratações do Programa Nacional de Crédito Fundiário, paralisadas desde 2012. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de garantir que o agricultor tenha acesso facilitado ao crédito para a compra do imóvel rural.

A reabertura do projeto é resultado do trabalho conjunto da SEAF e do deputado federal Neri Geller. “Lucas do Rio Verde mais uma vez sai na frente com esse projeto que marcará a retomada do crédito fundiário em Mato Grosso. Temos que agradecer ao deputado Neri Geller pelo empenho e por mais esse benefício, ressaltando que é notória a preocupação dele objetivando destinar investimentos para o estado e, principalmente, para Lucas do Rio Verde, município que ele tem mantido um comprometimento com a gestão, sempre atendendo a nossa cidade”, declarou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Kairo Oliveira.

O levantamento socioeconômico das 50 famílias foi realizado na semana que antecedeu ao decreto do Governo do Estado, determinando a necessidade de isolamento social para combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). O próximo passo será a realização de vistoria técnica e elaboração do laudo agronômico referente a área da Fazenda Fênix II, que será financiada para a implantação do projeto.

“Esta conquista vai atender os pequenos agricultores familiares de nosso município, nós conhecemos de perto a realidade de quem vive da terra e sabemos da necessidade de investimentos que vão proporcionar melhores condições para executar suas atividades”, completou Kairo.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário conta com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura e a cooperação técnica da Empaer. (Com SEAF).

Fonte: Ascom Prefeitura