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FIM DA NOVELA – Cuiabá terá BRT e não VLT

O governador Mauro Mendes (DEM) comemorou a aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de lei que autoriza a mudança do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para implantar o ônibus de trânsito rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande.

O projeto, de autoria de Mendes, foi aprovado pelos deputados em segunda votação nesta quinta-feira (7) por 19 votos favoráveis e 2 contrários.

 

Conforme o governador, o BRT será um “grande ganho” para a mobilidade urbana da Grande Cuiabá.

“Agradeço muito a sensibilidade da Assembleia em nos ajudar a resolver esse problema. Já está comprovado que o BRT é mais viável, menos poluente, terá tarifa mais barata e atenderá uma gama maior de usuários e ainda poderá ser concluído muito antes do VLT”, disse.

 

“Será um grande ganho para a mobilidade urbana e para a qualidade de vida de todos, especialmente de quem usa o transporte coletivo”, afirmou o governador.

 

Apenas os deputados petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco votaram contra a proposta e tentaram manobras para adiar a votação para depois do recesso parlamentar, em fevereiro.

 

Troca de modal

 

Conforme o governador Mauro Mendes, a obra do VLT é inviável. O Veículo Leve sobre Trilhos precisaria de mais R$ 763 milhões para ser finalizado. Já o BRT, necessita apenas de R$ 430 milhões para ser implantado.

A tarifa, é outra vantagem do BRT, segundo Mendes. O custo deve ser de R$ 3,04, enquanto do VLT poderia chegar a R$ 5,28.

Além disso, com o BRT será possível fazer a arborização da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA.

Também será possível implementar ciclovia nos canteiros centrais.

Mendes pretende aprovar a licitação até meados de abril deste ano. Caso os prazos sejam cumpridos, a expectativa é de conclusão da obra em 2023.

 

Por Mídia News

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