quinta-feira, 5 fevereiro 2026
Início Mato Grosso Técnicos do TCE avaliam que Central de Distribuição de Vacinas em MT...

Técnicos do TCE avaliam que Central de Distribuição de Vacinas em MT cumpre protocolo de segurança; entenda

0
193
Ação possibilitou a auditoria do sistema de registro de vacinas contra a Covid-19 e dos estoques do imunizante - Foto por: Tchélo Figueiredo

A Central de Distribuição de Vacinas em Mato Grosso, gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), recebeu nesta sexta-feira (05.02) uma vistoria do Tribunal de Contas do Estado. A ação possibilitou a auditoria do sistema de registro de vacinas contra a Covid-19 e dos estoques do imunizante.

O supervisor da Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal de Contas, Luiz Otávio Camargos, enfatizou que a estrutura do Centro de Distribuição cumpre os protocolos de segurança.

“As condições físicas do local estão adequadas para o tipo de vacina que está chegando. E quanto à operação [in loco], nós ainda estamos em verificação. Serão apresentados mais alguns controles e vamos colher o resultado dos inventários que fizemos”, disse.

A ação integra uma série de auditorias realizadas junto aos órgãos que administram a distribuição, o armazenamento e a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 em Mato Grosso. Conforme explica o supervisor, a iniciativa é válida até mesmo para identificar o quantitativo de vacinas que estão sendo armazenadas, como elas estão sendo distribuídas e ter acesso a outros esclarecimentos sobre a operacionalização dessa logística.

“Todas as ações da campanha de vacinação têm sido fiscalizadas pelo Tribunal de Contas. Desde as instalações dos locais onde estão sendo aplicadas as vacinas, a questão do público que está sendo vacinado, e agora, para poder completar esse ciclo, fizemos a fiscalização voltada ao armazenamento e à distribuição [das vacinas]”, pontuou.

Até o momento, Mato Grosso recebeu o total de 161 mil doses de vacinas pelo Governo Federal. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a primeira remessa dos imunizantes, com 126 mil doses, foi fracionada em dois envios aos municípios.

O quantitativo relativo à segunda dose deverá ser distribuído já na próxima semana. De acordo com o gerente do Plano Estadual de Imunização de Mato Grosso, Thiago Rondon, a auditoria do Tribunal de Contas é importante por dar transparência ao trabalho das equipes técnicas do Estado.

“A equipe avalia essa ação como muito positiva, porque é a validação do nosso trabalho. Essa campanha de vacinação contra a Covid-19 é complicada, sobretudo na questão da logística das doses, porque estamos recebendo quantitativos muito fracionados por parte do Ministério da Saúde. Por isso a importância de se dar transparência quanto à divisão das doses recebidas pelo Estado para todos os municípios de Mato Grosso”, concluiu o gestor.

Fonte: Assessoria SES-MT
Crédito de imagem: Ação possibilitou a auditoria do sistema de registro de vacinas contra a Covid-19 e dos estoques do imunizante – Foto por: Tchélo Figueiredo