No dia 2 de abril, por volta das 13 horas, uma equipe da PRF encontrava-se em deslocamento retornando de uma operação na BR 364 quando próximo ao município de Cuiabá, uma Toyota Hilux de cor branca realizou uma manobra suspeita, vindo quase a se chocar com a viatura policial. A equipe prontamente resolveu a realizar a abordagem ao veículo.
Foi solicitado ao condutor que desembarcasse da caminhonete e apresentasse os documentos de porte obrigatório. Durante os procedimentos, o motorista apresentou-se muito nervoso e com respostas desconexas, o que levou a equipe realizar uma busca veicular mais aprofundada.
Ao abrir a porta do passageiro, foi encontrado no assoalho do veículo um revólver calibre .38, da marca Taurus. Após ser indagado sobre a procedência da arma, o condutor afirmou que não tinha documentação alguma dela, e que havia pegado a arma com um conhecido para dar manutenção na mesma, onde receberia a quantia R$ 100,00 pelo serviço.
Próximo ao local onde foi encontrada a arma, os policiais também acharam mais 5 munições calibre .38 intactos e 6 estojos deflagrados. O motorista não soube dizer com segurança o porquê daqueles estojos deflagrados estarem ali em seu veículo. Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil e deve responder pelo delito de porte ilegal de arma de fogo.