Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Servidores se capacitam em curso de nova lei para licitações em Lucas do Rio Verde

Os servidores públicos municipais de Lucas do Rio Verde, envolvidos no processo de licitação, passaram por um curso de atualização na última semana, de 26 a 30 de abril.

Com carga horária de 20 horas, profissionais do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Câmara Municipal, Previlucas e da própria Prefeitura passaram pela capacitação sobre os fundamentos da nova lei de licitação e contratos administrativos, a Lei nº 14.133.

Na nova lei, algumas formas de licitação foram extintas, como é o caso da modalidade Tomada de Preço e também a chamada Carta Convite. Entretanto, outra categoria foi implementada, o chamado Diálogo Competitivo, não existente na Lei nº 8.666 de 1993.

Na forma de Diálogo Competitivo, para contratação de obras, serviços e compras da Administração Pública, há a realização de diálogos com os licitantes previamente selecionados, mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos.

De acordo com a supervisora do Departamento de Licitações e Contratos, Sirlei Amaro, a revogação da antiga lei será realizada a partir de dois anos após a publicação da nova lei, que ocorreu em 1º de abril de 2021. Neste momento ainda existem adequações a serem repassadas pelo Governo Federal para que o novo regimento entre definitivamente em vigor.

“É um ponto importante que nós saímos na frente. A lei saiu no dia 1º de abril e os servidores já estavam sendo capacitados, sendo que no mês seguinte estamos nos reunindo para fazer um plano de ação para implementação da nova lei.”

A supervisora adianta que para o fornecedor não há mudanças relevantes no quesito do certame ou documentos de habilitação, destacando que as mudanças foram na fase interna do processo, que compete à administração pública.

Por Ascom/ Aline Albuquerque

Foto :Rayan Nicacio

Sair da versão mobile