domingo, 1 fevereiro 2026
Início Destaque Agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional está disponível em Lucas...

Agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional está disponível em Lucas do Rio Verde

0
387
Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo modelo do RG, que reúne diversos documentos em um só, começa a partir da próxima segunda-feira (06), em Lucas do Rio Verde. Para organizar o fluxo, a Central de Identificação, responsável pelo procedimento, vai atender por agendamento, que deve ser feito no site da Prefeitura.

O sistema de agendamento pode ser acessado pelo link: https://agendamento.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agenda?id=2MJSU7YVW3QRFD6IGK4C. Finalizado o agendamento, aparecerá na tela um protocolo que deve ser guardado como comprovante.

Depois, o solicitante deve ir até a Central de Identificação, na Galeria Central de Serviços, no dia e horário agendados. O departamento está localizado na Avenida Paraná, nº 766, Centro.

Em Lucas do Rio Verde, a adesão ao sistema do CIN será feita, prioritariamente, para os documentos com data de expedição acima de 10 anos. No caso de documento ilegível, esses serão analisados diretamente no departamento.

A orientação é para que apenas as pessoas que se enquadram nos critérios acima façam a nova carteira neste momento. O antigo modelo de RG, com essa mudança, passa a ter validade até 2032, sendo aceito como documento oficial.

Confira os documentos necessários para emissão:

OBRIGATÓRIOS (Documentos originais e legíveis)
– CPF
– Certidão de Nascimento
– Certidão de Casamento (se for o caso)
– Certidão de Casamento com Averbação (se for divorciado ou viúvo)

ESTRANGEIROS
– Certificado de Naturalização Brasileira
– Certificado de Igualdade Direitos e Deveres (para os cidadãos Portugueses)

OPCIONAIS
– PIS/PASEP/NIS
– Tipo sanguíneo e fator RG
–  Cartão Nacional de Saúde (SUS)
– Título de Eleitor
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
– Certificado Militar
– Identidade Profissional
– Declaração de Comorbidade
– Nome social (Requerimento na Coordenadoria de Identificação)

Novo modelo
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital – que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.