Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Sinonimo de crescimento o AGRO estima crescimento de 10,5% no PIB em 2023

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai revisar sua estimativa para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária neste ano. Anteriormente, ao fim de março, a entidade projetava avanço anual de 8% a 8,5% na atividade econômica agropecuária. A revisão decorre do resultado divulgado mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou alta de 18,8% no PIB da agropecuária no primeiro trimestre em comparação com igual período de 2022.

“Estimamos que o PIB brasileiro deve crescer 1,2% ao longo de 2023 e a atividade agropecuária deve crescer 10,5%. Ou seja, a atividade agropecuária trazendo bons resultados para PIB brasileiro”, antecipou o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon. Os números estão sendo ajustados pela entidade.

Com o maior crescimento estimado, a atividade agropecuária deve elevar sua participação no PIB nacional para a ordem de 8% ante 6,8% em 2022, projeta a CNA em estimativa preliminar. “Neste primeiro trimestre, a agropecuária representou 10,2% de tudo que o Brasil produziu. É significativo porque há dez anos a participação era de 5,7%. É a dinâmica da atividade agropecuária trazendo bons resultados para a economia brasileira”, afirmou.

O crescimento de 18,8% do PIB agro foi “robusto” e sustentou o avanço do PIB nacional, avalia Conchon. “Isso mostra que graças à atividade agropecuária o crescimento do PIB foi sustentado. Esse crescimento se deu em virtude da boa safra, sobretudo da produção de soja. Outros produtos, como milho primeira safra, cana-de-açúcar e café arábica, influenciaram positivamente esse resultado”, comentou.

Ele ponderou, entretanto, que houve retração na produção de arroz que influenciou negativamente no PIB do setor.

 

Por Conteúdo Estadão

Sair da versão mobile