terça-feira, 10 fevereiro 2026
Início Brasil De acordo com ABIN metade dos caminhões usados em Brasília em manifestações...

De acordo com ABIN metade dos caminhões usados em Brasília em manifestações são de MT

0
412

Reduto bolsonarista nas eleições de 2022, Mato Grosso foi o estado que mais enviou caminhões para os atos antidemocráticos de 4 de novembro, em Brasília, contra o resultado do 2º turno das eleições presidenciais. Dos 272 veículos que participaram, 136 saíram do território mato-grossense.  

Informação consta nos dados da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro, no Congresso Nacional, e divulgados pelo portal Metrópoles.  

Além de Mato Grosso, os estados da Bahia (56), Goiás (46) e Paraná (26) representam 93% do total de caminhões encaminhados para Brasília e que permaneceram estacionados em frente ao quartel-general do exército, no setor militar Urbano (SMU) da Capital federal  .

Estado líder do agronegócio deu 65% dos votos para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno da disputa presidencial. Já em relação à Câmara Federal, o estado elegeu 6 deputados que apoiaram Bolsonaro, além da reeleição do senador Wellington Fagundes (PL).  

Deputada federal Coronel Fernanda (PL) é investigada no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de ser uma das financiadoras dos atos golpistas de 8 de janeiro. Outro investigado é Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, que foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal em 2021, acusado de mobilizar e financiar a manifestação de 7 de setembro que pedia intervenção militar.  

Mato Grosso também tem vários denunciados e réus que foram presos durante os atos golpistas de 8 de janeiro por invasão a sede dos 3 Poderes, depredando prédios do Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto.  

Golpistas saíram do quartel do Exército rumo aos 3 Poderes. No dia 9 de janeiro, todas as pessoas que estavam no acampamento foram presas. Entre eles, uma centena de mato-grossenses.