segunda-feira, 2 fevereiro 2026
Início Editorias Câmara sedia na próxima semana audiência para debater nova concessão do transporte...

Câmara sedia na próxima semana audiência para debater nova concessão do transporte coletivo em Lucas do Rio Verde

0
275
Foto: Ascom Câmara |

A Câmara de Vereadores irá sediar, na próxima segunda-feira (5), uma audiência para debater a nova concessão do transporte público coletivo do município. O evento é organizado pela Prefeitura e terá início às 18h, no plenário, com transmissão ao vivo pelo canal do Poder Legislativo no YouTube.

Os vereadores de Lucas do Rio Verde acompanham de perto as discussões para a nova concessão. No ano passado, eles aprovaram um projeto encaminhado pelo Poder Executivo, para prorrogar por um ano o prazo do contrato com a atual concessionária, a Viação Lucas. Isso ocorreu porque a empresa notificou o município de que não havia mais interesse em operar as linhas. Desta forma, aumentar o prazo permitiu a realização de um estudo para definir como a nova concessão.

Em janeiro deste ano, os vereadores puderam conhecer os detalhes do diagnóstico, feito pela Memphis Engenharia, empresa que é de São Paulo e que foi contratada pela Prefeitura para elaborar também a minuta do edital de procedimento licitatório. A apresentação foi feita por Cristina Afonso, diretora de Projetos da empresa.

Ela detalhou alguns cenários, que resultam em diferentes investimentos por parte do município e quais tarifas seriam pagas pelo usuário em cada caso. Durante a apresentação, os parlamentares fizeram diversos questionamentos e apresentaram sugestões. São esses dados que serão apresentados à população na audiência pública.

Após as discussões, o Poder Executivo dará andamento à elaboração do projeto básico e da minuta do edital de licitação. O certame terá abrangência nacional e a empresa que apresentar a melhor proposta, de acordo com o edital, irá assumir a operação das linhas.

Atualmente, os usuários pagam tarifa de R$ 4,50 quando adquirem as passagens por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Já as passagens compradas durante os embarques custam R$ 5.

Fonte: Herbert de Souza | Ascom Câmara