Atenção para golpe envolvendo o Imposto de Renda, identificado pela Receita Federal.
De acordo com o Fisco, estão circulando e-mails que informam suposto erro na declaração do contribuinte e exigindo regularização.
O texto menciona a legislação federal e até o Código Civil e, também para tentar dar credibilidade às alegações, a mensagem traz um link que com supostas informações detalhadas sobre o procedimento de correção em arquivo PDF para impressão.
O link, no entanto, é malicioso e toda a mensagem é fraudulenta.
A Receita Federal pede atenção aos contribuintes e lembra, que ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a esse tipo de mensagem, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis a indivíduos mal-intencionados.
O Fisco reitera que NÃO envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.
Por isso, desconfie sempre de e-mails ou mensagens que solicitam informações pessoais, ainda que usem logotipos tentando se passar por órgãos oficiais.
Evite abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
Importante lembrar que o canal principal de comunicação da Receita Federal é o Portal e-CAC. Outros canais seguros estão informados no site do órgão, no endereço gov.br/receitafederal.