domingo, 8 fevereiro 2026
Início Brasil Que tal aproveitar uma praia na época mais quente do ano? Confira...

Que tal aproveitar uma praia na época mais quente do ano? Confira os locais com o selo ‘Bandeira Azul’ como espaços sustentáveis

0
175
Crédito: Divulgação / Programa Bandeira Azul

O verão, estação mais quente do ano, é mesmo uma boa pedida para quem quer curtir uma praia! Não é à toa que os destinos brasileiros que ofertam sol e mar estão entre os mais cobiçados para as viagens nesta época. Para 2025, a oferta de locais sustentáveis é ainda maior. Em todo o país, pelo menos 38 praias ganharam o selo do programa “Bandeira Azul”, que avalia critérios rigorosos estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade.

Este ano, o “Bandeira Azul” aprovou 38 praias, 7 a mais que na temporada 2023/2024. Foram eleitas 16 praias de Santa Catarina, 11 no Rio de Janeiro, 3 na Bahia e, ainda, uma praia nos estados de São Paulo, Alagoas e Ceará. As praias e marinas certificadas precisam demonstrar continuamente seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, fatores que tornam o Brasil uma referência global.

Ministério do TurismoMinistério do Turismo

A Agência de Notícias do Turismo traz dicas do que fazer em três opções com o selo premiado. Confira e já programe-se!

Praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL) – É para quem busca sossego! Tem extensão de 800 metros e recebe em média 200 visitantes por dia. Com mar de águas claras, coqueiros e absoluto sossego, a praia é praticamente deserta, e uma das mais bonitas da Costa dos Corais, com um belíssimo coqueiral e um mar esverdeado e cristalino, de encher os olhos. O local é o primeiro em Alagoas a ter o selo ‘Bandeira Azul’, e isso tem intensificado as ações de sustentabilidade junto aos empresários, comunidade e órgãos competentes pelo meio ambiente.

Praia do Forno, em Armação dos Búzios (RJ) – É para os amantes de trilhas! Tem 140 metros de extensão e é bem movimentada, recebendo cerca de 500 visitantes por dia. Localizada no centro de duas expressivas Unidades de Conservação que abrangem o Parque Municipal da Lagoinha e o Parque Estadual da Costa do Sol, a Praia do Forno é uma das mais bonitas de Búzios, com belas paisagens, água do mar com tonalidade azul e areia predominantemente rosa. É um dos pontos de partida do Búzios EcoTrail, o circuito oficial de trilhas ecológicas da Prefeitura de Búzios.

Praia da Conceição, Bombinhas (SC) – Para quem ama natureza preservada! Com 450 metros de extensão, o local recebe em média 200 visitantes por dia, e está localizada ao final da praia de Canto Grande. Com areias brancas à base de cristais de quartzo e águas limpas e cristalinas, essa fixa de mar é limitada por costões rochosos nas duas extremidades. A praia apresenta características naturais bastante preservadas, com vegetação de restinga bem estabelecida. Entre seus atrativos estão as piscinas naturais formadas no costão direito. A praia está próxima do Morro do Macaco e é ponto de partida para chegar até a praia da Tainha.

Confira a lista completa para aproveitar o fim da temporada de verão.

SOBRE O BANDEIRA AZUL – É a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. O programa é um prêmio ecológico e voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo dentro de rigorosos critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços que no conjunto caminhem para a prática do turismo sustentável.

Para atingir esse nível, outros critérios de suma importância avaliadas no programa são a responsabilidade social e ambiental, com condições que devem ser atendidas, mantidas e comprovadas anualmente. Já as marinas devem ser oficialmente áreas para barcos de passeio, à vela ou a motor, podendo estar localizada em águas costeiras e marinhas ou interiores.

INCENTIVOS – O Ministério do Turismo, em conjunto com parceiros estratégicos, desempenha papel fundamental ao apoiar iniciativas de conscientização sobre a importância de proteger os ecossistemas costeiros. Esta atuação permitiu que nesta temporada fossem aprovadas 7 praias a mais que no ano passado.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo