O aumento de 104% nas apreensões de drogas em Mato Grosso pelas forças de segurança do Estado, resultado de um salto de 7,6 toneladas para 15,6 toneladas nos primeiros quatro meses do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas foi destaque nacional, nesta quarta-feira (30.4), em reportagem do Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
A reportagem destacou o aumento do volume de apreensões, na comparação do mesmo período de 2023, e o trabalho das forças policiais na descoberta das novas estratégias adotadas pelos traficantes para esconder a droga. Também mostrou que as forças policiais de Mato Grosso têm flagrado novas estratégias dos criminosos para esconder o tráfico, que vão desde pneus, bolsas de viagem até tanques de combustível, mas que, mesmo nesses lugares improváveis, o trabalho de repressão leva à descoberta de “pilhas e mais pilhas de tabletes de maconha e cocaína, em alguns casos acompanhados de armamento pesado”.
Conforme aponta a reportagem, as investigações da polícia mato-grossense descobriram duas rotas principais. A primeira é por terra, vindo da Bolívia. A segunda, por aviões que partem da Bolívia, da Colômbia e do Peru e param no estado para abastecer.
Em entrevista ao programa, o coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), unidade especializada da Secretaria de Segurança Pública, tenente-coronel Bugalho Neto, apontou algumas das formas de atuação dos traficantes, indicando que as forças policiais monitoram e desenvolvem ações de inteligência com o objetivo de localizar a droga, prender os criminosos e os bens empregados na tráfico.
O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel Fernando Augustinho, declarou, também em entrevista para a reportagem, que o tráfico de drogas sempre foi o carro-chefe das facções criminosas, mas que em Mato Grosso, independente do ramo que essas facções venham a atuar, as forças de segurança estarão atuando incisivamente para fazer com o crime realmente não compense para os criminosos.
Para assistir à reportagem, clique aqui.
O programa Tolerância Zero às Facções Criminosas foi lançado pelo Governo do Estado no dia 25 de novembro e é composto por um pacote de medidas integradas para reforçar as ações de combate às facções criminosas em Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT