Boletim aponta condições climáticas de abril para a safra 2024/25

0
43
Conab divulga Boletim de Monitoramento Agrícola

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta semana, a edição de abril do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), reunindo dados e informações parciais sobre as condições climáticas nas lavouras do país.

Chuvas favorecem Norte e parte do Centro-Oeste e Sudeste

Nas três primeiras semanas de abril, os maiores volumes de precipitação concentraram-se na região Norte, beneficiando os cultivos de primeira e segunda safras. No Nordeste, porém, observou-se restrição hídrica em algumas áreas, especialmente no Semiárido.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas foram, em geral, suficientes para manter a umidade do solo. Exceções ocorreram em partes de São Paulo e Minas Gerais, onde a escassez hídrica impactou o desenvolvimento do milho segunda safra.

Já na região Sul, apesar da irregularidade das chuvas, as temperaturas mais amenas ajudaram a reduzir a perda de umidade no solo.

Índice de vegetação aponta bom desenvolvimento do milho

Os dados espectrais indicam condições favoráveis para o desenvolvimento do milho segunda safra nos principais estados produtores. Atualmente, o Índice de Vegetação (IV) da safra 2024/25 encontra-se acima da média e do registrado na safra anterior na maioria dos estados.

Entretanto, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná apresentaram uma desaceleração no crescimento do IV, reflexo da irregularidade das precipitações. No Rio Grande do Sul, o índice evoluiu abaixo da safra passada e da média histórica desde janeiro, devido aos impactos das intempéries no desenvolvimento da soja.

Colheita do arroz avança e produtividade é considerada boa

O boletim também mostra que a colheita do arroz está adiantada nos principais estados produtores. No Rio Grande do Sul, apesar da boa produtividade das lavouras, a qualidade dos grãos é heterogênea. Em Santa Catarina, as condições climáticas foram favoráveis ao longo do ciclo, resultando em grãos de boa qualidade e produtividade satisfatória.

No Tocantins, a colheita já alcança mais de 60% das áreas produtoras. As lavouras cultivadas em várzeas, em sucessão à soja, apresentam boa sanidade.

Parceria entre instituições fortalece o monitoramento

O Boletim de Monitoramento Agrícola é uma publicação mensal elaborada a partir da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). A coleta e análise de dados contam também com a contribuição de agentes de campo, que reforçam a precisão das informações divulgadas.

Boletim de monitoramento

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio