Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Chuvas ao final de abril favorecem desenvolvimento das lavouras de café arábica

Chuvas impulsionam o desenvolvimento das lavouras

As chuvas registradas no final de abril em praticamente todas as regiões produtoras de café arábica foram consideradas positivas pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As precipitações têm favorecido a fase final de desenvolvimento dos grãos da safra 2025/26 e já proporcionam melhores condições para as plantações voltadas à temporada seguinte, de 2026/27.

Condições climáticas beneficiam plantações de sequeiro

Embora ainda seja cedo para qualquer estimativa sobre a produção de 2026/27, o Cepea destaca que as atuais temperaturas amenas, aliadas ao aumento da umidade neste início de outono, são essenciais para o bom desempenho das lavouras, especialmente as de sequeiro. De acordo com os pesquisadores, as primeiras floradas da próxima safra estão previstas para ocorrer a partir de setembro de 2025.

Colheita ainda não começou na maioria das regiões produtoras

No campo, agentes consultados pelo Cepea relataram que alguns produtores de café arábica já iniciaram pontualmente a catação em áreas mais precoces, como na região de Franca (SP). No entanto, a colheita ainda não teve início efetivo na maioria das praças, devido à maturação desigual dos grãos.

Preocupação com a qualidade da safra persiste

Apesar dos avanços observados, permanece a preocupação com a qualidade final da safra 2025/26. A maturação ainda irregular, resultado das variações climáticas enfrentadas ao longo do ciclo produtivo, pode impactar negativamente tanto a qualidade dos grãos quanto a bebida.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile