Estudantes de Direito fazem visita guiada à Câmara de Cuiabá

0
16
30/04/2025
Estudantes de Direito fazem visita guiada à Câmara de Cuiabá
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, nesta quarta-feira (30), os acadêmicos da segunda turma do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (UNIC), campus Beira-Rio, para uma visita técnica ao Parlamento Cuiabano. A atividade foi promovida pela Escola do Legislativo, em parceria com a instituição.
Os estudantes foram recepcionados pela presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil (PL), que destacou a importância da aproximação entre o Poder Legislativo e a comunidade acadêmica.
“É muito importante a gente aproximar os jovens da Câmara Municipal. Que eles venham conhecer o parlamento mais vezes e participem mais das ações da Casa serão sempre muito bem-vindos”, afirmou a presidente.
Durante a visita, os alunos puderam acompanhar de perto o funcionamento da estrutura legislativa e conhecer os diversos setores que compõem o parlamento.
Os acadêmicos João Fortunato e Giulia Teixeira, dos 7º e 10º semestres, respectivamente, ressaltaram o impacto positivo da experiência para sua formação.
“Foi uma visita muito proveitosa. Além da parte prática e técnica relacionada aos vereadores, também conhecemos toda a Casa e tivemos noção de várias carreiras dentro do ramo do Direito”, disse João.
“Achei muito importante a visita. Já estou terminando o curso, então, para mim, foi de grande valia. Tive uma maior percepção das carreiras, das possibilidades e das funções. É muito importante para nós, que estamos na reta final, estarmos ganhando esse norte com o direcionamento das pessoas que já estão trabalhando”, destacou Giulia.
O secretário de Comissões Permanentes da Câmara, Rafael Amaral, ministrou uma palestra aos estudantes, explicando o processo de elaboração e tramitação das leis municipais.
“Eu também sou formado em Direito e sei que essa é uma experiência boa para eles. Passamos um pouco sobre como se iniciam as leis e suas etapas. Somos responsáveis por 22 comissões da Casa e todas as leis, antes de entrarem em vigor, têm que passar por algumas comissões para, por fim, chegar à Secretaria de Apoio Legislativo”, comentou o secretário.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda Fares, apresentou aos alunos o planejamento das próximas ações do projeto e a meta de ampliação da participação estudantil.
“Essa é a terceira visita realizada com a UNIC. Pretendemos, com o projeto, aumentar a participação dos alunos na Câmara e, em maio, expandir para outras universidades, inclusive a federal, para que venham participar, conhecer e se interessarem pela política. Nosso objetivo é aproximar a sociedade da Câmara”, finalizou Amanda.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT