O Ibovespa registrava leve recuo na abertura dos negócios desta quarta-feira (30), pressionado principalmente pelo desempenho das ações da Petrobras e por um cenário de cautela diante da divulgação de indicadores econômicos nos Estados Unidos.
Ações da Petrobras entre os destaques negativos
Entre os principais vetores de pressão negativa, estavam os papéis da Petrobras. A empresa divulgou, na véspera, seus dados de produção referentes ao primeiro trimestre do ano, apontando estabilidade em relação ao mesmo período de 2023, o que decepcionou parte do mercado e afetou o desempenho das ações.
Temporada de balanços segue movimentando o mercado
O mercado também repercutia uma série de balanços corporativos divulgados por companhias brasileiras. Antes da abertura, Santander Brasil e Weg apresentaram seus resultados financeiros. Na véspera, os investidores analisaram os números divulgados por Marcopolo, ISA Energia e Iguatemi.
Ibovespa e contratos futuros recuam
Às 10h08, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, registrava queda de 0,24%, aos 134.766,97 pontos. Já o contrato futuro com vencimento em 18 de junho recuava 0,6%, refletindo a postura mais cautelosa dos investidores em uma sessão que antecede o feriado do Dia do Trabalho.
Indicadores dos EUA no radar dos investidores
No cenário internacional, o foco dos mercados estava voltado para dados econômicos relevantes dos Estados Unidos. Entre eles, destacavam-se a leitura preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de março, métrica de inflação preferida pelo Federal Reserve. Esses dados devem orientar as expectativas em relação à trajetória dos juros norte-americanos.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio