segunda-feira, 16 fevereiro 2026
Início Cidades Cuiabá Michelly vê retomada da Santa Casa como oportunidade para ampliar rede de...

Michelly vê retomada da Santa Casa como oportunidade para ampliar rede de saúde em Cuiabá

0
89
30/04/2025
Michelly vê retomada da Santa Casa como oportunidade para ampliar rede de saúde em Cuiabá
Débora Inácio – Assessoria da Vereadora Michelly Alencar
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, defendeu que a gestão da Santa Casa de Misericórdia volte a ser responsabilidade do município. Segundo ela, a retomada representa uma oportunidade estratégica para fortalecer e ampliar os serviços públicos de saúde na capital.
“Desde o início dessas discussões, sempre fui muito clara: Cuiabá deve manter a Santa Casa. O Governo do Estado assumiu a gestão de forma temporária, à época, para evitar o fechamento da unidade, diante da omissão da antiga administração municipal. Mas, com os novos hospitais que estão sendo construídos pelo Estado, chegou o momento de devolver essa atribuição à Prefeitura. Mais do que analisar desafios financeiros, precisamos considerar os benefícios para a população”, afirmou.
Michelly destacou que a capital possui demanda suficiente para manter a Santa Casa sob sua gestão e sugeriu que a unidade seja transformada em um hospital especializado em atendimento materno-infantil.
“Teremos o Centro Médico Infantil implantado no antigo Pronto-Socorro, que será voltado ao atendimento pediátrico, mas não contemplará gestantes nem realizará partos. Atualmente, temos apenas o Santa Helena como referência, e trata-se de uma unidade filantrópica. É necessário que o município disponha de uma estrutura própria para esses serviços”, argumentou.
A parlamentar elogiou a iniciativa da Prefeitura na criação do novo centro infantil e defendeu que o mesmo empenho seja aplicado na reestruturação da Santa Casa.
“Cuiabá tem demanda, tem estrutura e deve assumir essa responsabilidade. É possível reformular a gestão, com responsabilidade fiscal e administrativa, para evitar os erros do passado, como o acúmulo de dívidas e a má gestão”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT