OAB-MT encerra Abril Azul promovendo conscientização e defendendo direitos

0
32
Foto da Notícia: OAB-MT encerra Abril Azul promovendo conscientização e defendendo direitos

img“A acessibilidade, a busca pela conscientização e pelo fim da discriminação sempre foi e continua sendo o objetivo da nossa Ordem dos Advogados do Brasil. Para nós, conscientizar é muito mais do que informar, é formar, lutar, promover a acessibilidade, garantir espaço e inclusão. É reconhecer as potencialidades de cada um, é respeitar direitos”, enfatizou Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante o evento de encerramento do “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta quarta-feira (30), no auditório da Seccional, em Cuiabá.
O evento, que contou com a palestra Autismo e Inclusão – Quebrando Barreiras e Construindo Pontes, foi realizado pela OAB-MT, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT) e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e reuniu profissionais do direito, da saúde e da educação, para dialogar sobre a necessidade da construção de uma sociedade que respeite as diferenças, valorize as potencialidades e garanta acessibilidade em todos os seus aspectos.
imgA presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Beatriz Melo de Souza, destacou que o momento buscava proporcionar um espaço de escuta, formação e transformação. “Queremos que este evento inspire práticas, fortaleça redes de apoio e empodere cada profissional aqui presente. Que ele seja um catalisador de mudanças, dentro e fora dos tribunais, das escolas, dos consultórios e das instituições públicas. Que possamos sair daqui com mais do que informação: com compromisso”.
Rodrigo Araújo, presidente Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), disse que a Caixa tem o compromisso e está trabalhando a fim de criar um fluxograma para atender as pessoas com o diagnóstico do espectro autista. “Temos a necessidade de aprimorar o nosso conhecimento, para que possamos receber e atender as pessoas diagnosticadas com o tratamento adequado, com o respeito que tanto defendemos”.
img“Cada passo dado em direção à inclusão, nos torna ainda mais humanos. Assim, seguimos buscando a inclusão, buscando o respeito e o fim da discriminação. Reafirmamos, mais uma vez, o nosso compromisso com uma sociedade cada vez mais justa, onde a diversidade não seja apenas tolerada, mas que ela seja acolhida, respeitada e celebrada”, finalizou Gisela Cardoso.
Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, participaram do evento o diretor-tesoureiro, Max Ferreira Mendes; o presidente da CAA/MT, Rodrigo Araújo; o secretário geral da ESA-MT, Ronaldo Meirelles; os conselheiros estaduais Pedro Verão e Rodrigo Guimarães; a presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB-VG, representando a presidente da 5° Subseção, Nadielly Garbin; a coordenadora do Núcleo de Mediação, defensora pública Elianeth Nazário; diretores e membros de diversas comissões temáticas; entre outros representantes da advocacia e os inscritos para participar da palestra.
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
Instagram @oabmatogrosso

Fonte: OAB – MT