Palestra sobre o Programa Família Acolhedora mobiliza comunidade em Lucas

0
24
(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra

Com o objetivo de sensibilizar a população e ampliar o número de famílias participantes, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde promoveu, na tarde de quarta-feira (30), uma palestra sobre o Programa Família Acolhedora – Aconchego.

O evento foi realizado no auditório da Prefeitura e reuniu dezenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a iniciativa que oferece acolhimento temporário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A palestra contou com a participação da assistente social Bruna Camila Alves e da psicóloga Paula Sanches Denk, que abordaram aspectos técnicos e emocionais do programa, além de esclarecerem dúvidas do público presente. Durante o encontro, as profissionais destacaram a importância do acolhimento familiar como uma alternativa mais humanizada em relação ao abrigo institucional.

(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

O Programa Família Acolhedora é voltado para crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem por decisão judicial, em casos de negligência, abandono, violência ou outras situações de risco. As famílias acolhedoras passam por processo de capacitação e recebem acompanhamento técnico constante, garantindo uma rede de apoio estruturada para exercer esse papel com responsabilidade e afeto.

Além do suporte técnico, as famílias recebem uma Bolsa-auxílio mensal, equivalente a um salário-mínimo por criança ou adolescente acolhido, destinada à cobertura de despesas como alimentação, vestuário, higiene, saúde, lazer e educação.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro ressaltou a relevância do encontro.

“A palestra foi uma oportunidade de diálogo e conscientização. Ficamos muito felizes com o interesse das pessoas e esperamos que mais famílias se sintam tocadas e motivadas a integrar essa rede de solidariedade e amor”, pontuou.

“Lucas do Rio Verde já é referência em acolhimento institucional, mas pensando no bem-estar da criança, criamos o programa Família Acolhedora – uma forma mais afetiva e humanizada de cuidar. Famílias interessadas podem se cadastrar pelo site da Prefeitura ou procurar a Secretaria de Assistência Social. Os critérios são simples, o principal é ter amor e vontade de acolher”, frisou a coordenadora da Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Eliane Dias.

Para quem deseja mais informações ou quer se cadastrar no programa, o atendimento segue disponível na Secretaria de Assistência Social e Habitação, localizada na sede da Prefeitura ou acessar o link para cadastrar no programa –
https://forms.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/evento?id=8CT1QP2DM9YBXGSL54FR

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT