Ícone do site Hora 1 MT Notícias

4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa finaliza com aprovação de 24 propostas

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta terça-feira (20), no Paço Municipal, aprovou 24 propostas e elegeu dois delegados para representar Lucas do Rio Verde na etapa estadual, prevista para agosto. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e reuniu cerca de 141 pessoas.

Participaram da conferência o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, autoridades, profissionais de assistência social e representantes dos clubes de idosos Alegria de Viver e De Bem com a Vida.

“Queremos construir políticas públicas voltadas às pessoas idosas na área da saúde, do bem-estar e da convivência, para que tenhamos uma sociedade justa, onde todos possam viver bem com qualidade de vida no nosso município”, reforçou o prefeito Miguel Vaz.

Dentre as propostas aprovadas a nível municipal estão a construção de um Centro de Especialidades em Saúde e Proteção à Pessoa Idosa, ampliação da Campanha de Destinação de Imposto de Renda para o fundo do idoso e a criação de um Canal Digital de Denúncia e Orientação sobre Violência Contra a Pessoa Idosa no Aplicativo “Conecta Lucas”.

Em sua fala, a secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama, Janice Ribeiro, destacou que a população idosa no Brasil já representa cerca de 15% da população total, isto é, aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Dados como esse demonstram a importância do debate sobre os desafios relacionados à saúde, assistência social e direitos dos idosos, além dos impactos na economia e no mercado de trabalho.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, comemorou a participação ativa da comunidade idosa. “Foi surpreendente, pois conseguimos trazer mais pessoas do que esperado para participar, tornando o espaço ainda mais democrático. Ficamos comovidos em saber quão engajados os idosos estão na busca por mudanças e políticas públicas, e pela oportunidade de passar essas propostas para serem encaminhadas para aprovação na etapa estadual e nacional”.

Também foram eleitos dois delegados e os respectivos suplentes, que serão responsáveis por defender as propostas do município na conferência estadual.

A edição deste ano tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. As discussões têm como base os cinco eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi), que tratam do financiamento de políticas públicas, saúde, combate à violência e ao abandono, vida comunitária, além do fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

Euclides Maranho, conselheiro do Comdipi e um dos delegados eleitos para representar o município na etapa estadual, reforçou a importância da participação da comunidade. “Essa conferência é o lugar ideal para que os idosos estejam presentes, reivindicando os seus anseios, as suas vontades e necessidades para que o município possa ser ajustado e adequado para que o idoso possa ter uma vida tranquila”.

As propostas aprovadas seguirão para a etapa estadual, e depois, para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o mês de novembro, podendo retornar para o município como políticas públicas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Sair da versão mobile