A expectativa chegou ao fim. Carlo Ancelotti, o novo comandante da Seleção Brasileira, divulgou nesta segunda-feira sua primeira lista de convocados. Um total de 25 jogadores foram chamados para os dois próximos compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo em junho. A grande ausência, ainda que esperada por muitos, é a de Neymar, craque do Santos, que se recuperou recentemente de uma lesão.
A decisão de deixar Neymar de fora se justifica pelo seu recente retorno aos gramados. O camisa 10 do Santos havia se recuperado de uma lesão no músculo semimembranoso da coxa esquerda, fazendo seu retorno apenas na última quinta-feira, na partida contra o CRB pela Copa do Brasil. A cautela com o jogador parece ser a tônica da comissão técnica neste início de trabalho.
Por outro lado, a lista de Ancelotti trouxe algumas surpresas e apostas. O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, é um dos nomes que mais chamam a atenção. Sua convocação coroa as excelentes atuações pelo Timão desde sua chegada ao clube, garantindo-lhe um lugar na meta brasileira. Outro jovem talento a despontar é Estêvão, do Palmeiras, que também foi reconhecido por suas performances consistentes e impactantes.
O futebol brasileiro tem forte representatividade na primeira convocação de Ancelotti. Além de Hugo Souza e Estêvão, o Flamengo é o clube com o maior número de representantes: Léo Ortiz, Danilo, Alex Sandro, Wesley e Gerson, totalizando cinco jogadores do rubro-negro carioca na lista.
Um reencontro especial marca o retorno de Casemiro à Amarelinha. Velho conhecido de Ancelotti dos tempos de Real Madrid, o volante do Manchester United volta a vestir a camisa da Seleção após uma temporada de excelência na Inglaterra. Casemiro não defendia o Brasil desde outubro de 2023, e sua experiência e liderança serão cruciais para a equipe.
Os primeiros desafios oficiais de Ancelotti à frente da Seleção Brasileira serão fora de casa, contra o Equador, no dia 5 de junho (quinta-feira), às 20h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, pela 15ª rodada das Eliminatórias. Cinco dias depois, em 10 de junho (terça-feira), o Brasil recebe o Paraguai às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada.
O técnico de 65 anos, que deixou o Real Madrid para assumir o cargo, herda a missão de reerguer a Seleção Brasileira nas Eliminatórias. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação na tabela, com 21 pontos, atrás de Uruguai, Equador e Argentina, e tendo vencido apenas dois dos últimos cinco jogos. A qualificação direta para a Copa do Mundo de 2026 é garantida para as seis primeiras equipes, enquanto a sétima disputará a repescagem. A era Ancelotti começa com escolhas ousadas e a promessa de um novo ciclo para o futebol brasileiro.
Confira a primeira convocação de Ancelotti na Seleção Brasileira:
GOLEIROS
Alisson – Liverpool (ING)
Bento – Al-Nassr (ARA)
Hugo Souza – Corinthians (BRA)
ZAGUEIROS
Alexsandro – Lille (FRA)
Beraldo – PSG (FRA)
Léo Ortiz – Flamengo (BRA)
Marquinhos – PSG (FRA)
Danilo – Flamengo (BRA)
LATERAIS
Alex Sandro – Flamengo (BRA)
Carlos Augusto – Inter de Milão (ITA)
Vanderson – Monaco (FRA)
Wesley – Flamengo (BRA)
MEIO-CAMPISTAS
Andreas Pereira – Fulham (ING)
Andrey Santos – Strasbourg (FRA)
Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
Casemiro – Manchester United (ING)
Éderson – Atalanta (ITA)
Gerson – Flamengo (BRA)
ATACANTES
Antony – Real Betis (ESP)
Estêvão – Palmeiras (BRA)
Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
Matheus Cunha – Wolverhampton (ING)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Richarlison – Tottenham (ING)
Vinícius Júnior – Real Madrid (ESP)
Fonte: Esportes