A confirmação de um surto de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil aumentou a atenção dos agentes dos mercados de carnes e grãos. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), apesar da confirmação da doença, o mercado interno da carne de frango não apresentou desorganização significativa na oferta.
Queda moderada no preço do frango resfriado
Entre os dias 15 e 20 de maio, o preço do frango resfriado no atacado da Grande São Paulo registrou uma leve desvalorização de 1%. Essa queda é atribuída principalmente à redução habitual da demanda observada na segunda quinzena do mês.
Preços do suíno seguem em leve queda
No mercado suinícola, o ritmo de queda dos preços se manteve estável desde o início da semana anterior. O valor da carcaça especial suína diminuiu 0,5% entre a quinta-feira passada e a terça-feira desta semana.
Carcaça bovina registra queda mais acentuada
A cotação da carcaça casada bovina no atacado da Grande São Paulo teve uma queda significativa, de 3,7%. Embora os preços da carne bovina e dos animais para abate já vinham em declínio, as quedas se intensificaram a partir da sexta-feira anterior.
Pressão do mercado pecuário reflete possível aumento da oferta de frango
Pesquisadores do Cepea apontam que as vendas da carne bovina estão fracas no início da segunda quinzena. Além disso, a desvalorização dos cortes e a pressão dos frigoríficos na compra de novos lotes de animais indicam que o mercado está respondendo de forma intensa ao possível aumento da oferta interna de carne de frango, resultado do impacto da gripe aviária.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio