Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, durante abertura da ação educação sobre Contabilidade Pública. Clique aqui para ampliar. |
Com foco na análise das contas anuais de governo, auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluíram, nesta quinta-feira (8), capacitação presencial sobre Contabilidade Pública. Realizado na Escola Superior de Contas, o curso teve início na terça-feira (6) e tratou sobre temas como integridade das informações contábeis, elaboração das demonstrações financeiras e fiscalização.
“A contabilidade é a vida de qualquer instituição. Se ela for bem feita, orienta o gestor, organiza as receitas, define prioridades. É esse conhecimento que nossos auditores precisam dominar para aprimorar o trabalho de controle externo. Por isso, buscamos sempre trazer profissionais qualificados, que realmente agreguem conteúdo prático e relevante”, afirmou o supervisor da Escola, conselheiro Waldir Teis.
Ao longo de três dias, o professor e especialista em Finanças Públicas Paulo Henrique Feijó tratou da elaboração e da interpretação das demonstrações contábeis, com ênfase na integridade da informação e no papel do controle externo. “A contabilidade é o instrumento base do processo decisório e deve garantir que a informação seja compreendida e represente, de fato, a realidade da gestão pública”, explicou.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
O curso foi ministrado pelo professor e especialista em Finanças Públicas Paulo. |
Também foram discutidos os riscos de distorção nos registros e a atuação do controle externo frente às novas demandas por transparência. Outro ponto relevante foi o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio à fiscalização, destacando seu potencial para análise de grandes volumes de dados, mas também a necessidade de revisão técnica para garantir a confiabilidade das informações produzidas.
A qualificação reuniu servidores das áreas técnicas do TCE-MT. Para a auditora externa Maria Felícia Santos da Silva, o curso ajuda a aprimorar o trabalho. “A contabilidade pública é uma das principais ferramentas para acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. E a atualização é fundamental para que possamos identificar distorções e novas formas de ocultar irregularidades”, avaliou ela.
A abordagem prática também foi destacada pelos participantes. O auditor João Roberto Proença ressaltou que os conteúdos apresentados serão úteis na atuação cotidiana dos auditores. “Nosso papel é buscar inconsistências, distorções, e principalmente aquilo que está fora dos registros contábeis. O curso nos trouxe uma nova perspectiva para a análise das contas de 2024.”
A ação educacional, organizada pela Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), com o apoio de demais setores do Tribunal de Contas, integra uma extensa programação de capacitações proposta pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, para 2025.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT