Botafogo garante vaga nas oitavas da Libertadores com vitória heróica

0
24

O Botafogo suou a camisa, mas conquistou uma vitória crucial por 1 a 0 sobre a Universidad de Chile-CHI, na noite desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos. Um gol de Igor Jesus no primeiro tempo garantiu os três pontos que selaram a classificação do Glorioso para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. O feito se tornou ainda mais heroico, já que a equipe carioca atuou com um jogador a menos desde os 27 minutos da etapa inicial, após a expulsão do zagueiro Jair.

Com o resultado, o Fogão chegou a 12 pontos e encerrou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo A, assegurando sua presença na próxima fase da principal competição continental. A Universidad de Chile, por sua vez, terminou em terceiro lugar com dez pontos e agora disputará os playoffs da Copa Sul-Americana.

O Jogo

O Botafogo iniciou a partida com intensidade, buscando pressionar a equipe chilena. A primeira chance perigosa surgiu aos 13 minutos, quando Cuiabano, em boa posição na pequena área, errou o alvo e mandou a bola pela linha de fundo.

O cenário da partida mudou drasticamente aos 27 minutos. O zagueiro Jair cometeu uma falta dura em Aránguiz e foi prontamente expulso, deixando o Botafogo com um jogador a menos. Apesar da desvantagem numérica, o time carioca não se abateu e manteve a postura ofensiva, que foi recompensada aos 37 minutos. Igor Jesus, aproveitando um cruzamento preciso, se antecipou a Castellón e cabeceou para o fundo da rede, abrindo o placar para o Fogão. Nos minutos finais da primeira etapa, os alvinegros souberam administrar o resultado, indo para o intervalo com a vantagem mínima.

Segundo Tempo

Na volta para o segundo tempo, a Universidad de Chile retornou com o intuito de buscar o empate. Aos quatro minutos, Aránguiz assustou a torcida alvinegra ao acertar o travessão em um chute perigoso. O Botafogo respondeu em seguida com um chute de Marlon Freitas.

Ainda na etapa final, o Botafogo chegou a balançar as redes novamente com Artur, mas o lance foi revisado pelo VAR, que anulou o gol por toque de mão de Igor Jesus na jogada. O confronto seguiu aberto e tenso no Nilton Santos, com ambas as equipes se alternando no ataque e criando boas oportunidades, mas pecando na finalização.

Na reta final do jogo, a Universidad de Chile intensificou a pressão em busca do gol de empate. No entanto, o Botafogo, com uma defesa bem postada e muita garra, soube impedir lances de perigo e confirmou a vitória, garantindo sua classificação para as oitavas de final da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-BRA 1 X 0 UNIVERSIDAD DE CHILE-CHI

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28/05/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzmán (Colômbia) e Cristian Aguirre (Colômbia)
VAR: Heider Castro (Colômbia)
Cartões amarelos: Cuiabano e John (Botafogo); Guerrero, Calderón, Altamirano e Hornazábal (Universidad de Chile)
Cartão vermelho: Jair (Botafogo)
GOL: Igor Jesus, aos 37′ do 1º T (BOTAFOGO)

BOTAFOGO: John, Vitinho, Jair Cunha, Alexander Barboza e Alex Telles (Mateo Ponte); Gregore, Marlon Freitas e Jefferson Savarino (Danilo Barbosa); Artur, Igor Jesus e Cuiabano (Allan). Técnico: Renato Paiva

UNIVERSIDAD DE CHILE: Castellón, Hormazábal, Calderón, Ramírez e Sepúlveda; Díaz (Altamirano), Aránguiz e Poblete (Assadi); Guerrero, Fernández e Di Yorio (Guerra). Técnico: Gustavo Álvarez

Fonte: Esportes