A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde realizou, nesta quinta-feira (15), a 14ª Sessão Ordinária de 2025, marcada por reconhecimento histórico, valorização da memória local e aprovação de importantes projetos voltados ao bem-estar da população.
Entre os destaques, foi a aprovação do Projeto de Lei n. 21/2025, de autoria do Plenário da Câmara, que institui o Dia do Pioneiro Luverdense, a ser comemorado em 19 de junho, data do plebiscito que marcou a emancipação política do município. A proposta homenageia todos os cidadãos que chegaram ao município até o ano de 1988, reconhecendo sua contribuição para a construção e desenvolvimento da cidade.
Aprovação do Projeto de Lei n. 40/2025 de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre a autorização para a doação de fardamento à 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Lucas do Rio Verde para a execução do Projeto Bombeiros do Futuro – 14ª Edição.
Aprovação do Projeto de Lei n. 41/2025 de autoria do Poder Executivo, autoriza o Chefe do Poder Executivo a firmar termo de parceria com a Solo Certo Laboratório De Análises De Solo LTDA.
Além do Projeto de Lei n. 46/2025 de autoria do Poder Executivo que altera dispositivo da Lei nº 3.747, de 2024. A alteração alinha o texto da lei municipal ao modelo jurídico-padrão utilizado em operações de crédito do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e foi solicitada para garantir conformidade técnica com os critérios do Governo Federal. Que entrou nesta sessão e já foi aprovado pelos edis.
Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo n. 04/2025, de autoria do vereador Gilson Fermino de Souza – Urso (União Brasil) , que concede o Título de Cidadão Honorário ao empresário Antônio Marcos Meurer, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município ao longo dos anos.
A sessão também incluiu a leitura e aprovação de diversas indicações parlamentares, dentre elas, destaque para a Indicação nº 123/2025 – de autoria da atual presidente da Câmara Municipal Nadir Santana (União Brasil), Wlad Mesquita (Republicanos) e Gilson Fermino de Souza (União Brasil), solicita aquisição de cadeiras ergonômicas e EPIs de qualidade para a Unidade Básica de Saúde (UBS) XVI.
E também a Indicação nº 124 e nº 125/2025 – de autoria do vereador Márcio Albieri (MDB), propõe a criação de um centro de cultura entre os bairros Bandeirantes e Parque das Emas, com objetivo descentralizar as ações culturais e democratizar o acesso aos cursos, oficinas e demais atividades artísticas oferecidas pelo município.
A Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo no Facebook e segue disponível no canal da Câmara no YouTube. A próxima sessão será realizada na próxima segunda-feira, 19 de maio, às 08h.
Autor: Maíra Matos | Ascom Câmara