Cargill assegura concessão de terminal em Paranaguá por mais 35 anos

0
26

A Cargill venceu o leilão realizado nesta quinta-feira (2) na B3 para o arrendamento da área portuária PAR15, localizada no Porto de Paranaguá, no Paraná. A companhia já operava o terminal desde 1990 e, com a nova concessão, seguirá administrando a unidade pelos próximos 35 anos. O certame licitou três terminais do porto, que é o maior da América Latina na movimentação de grãos, e prevê significativos investimentos em ampliação da capacidade, modernização das estruturas e melhorias na infraestrutura logística.

A área arrendada tem 43.279 metros quadrados e capacidade de armazenagem de 115 mil toneladas, distribuídas em quatro silos horizontais. O terminal movimenta grãos e farelo de soja recebidos por transporte rodoviário e ferroviário, e atualmente emprega cerca de 200 colaboradores.

“Paranaguá tem uma localização estratégica para o escoamento de grãos e farelos brasileiros para diversos mercados. Estamos muito satisfeitos em vencer o leilão e assegurar a gestão da área por mais 35 anos, garantindo nossa atuação junto aos produtores rurais e aos clientes de destino que consomem os alimentos produzidos no Brasil”, destacou Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil e líder do Negócio Agrícola na América Latina.

O executivo também lembrou da longa relação da empresa com o estado: “Neste ano, celebramos os 60 anos da Cargill no Brasil. Nossa primeira fábrica, em Ponta Grossa, está em operação há 52 anos, e estamos presentes no Porto de Paranaguá há 35 anos”, completou.

Como parte das obrigações contratuais, a Cargill será responsável pela modernização do sistema de recepção rodoviária, com a meta de atender ao menos 2,2 milhões de toneladas por ano. Entre as melhorias previstas estão a instalação de quatro novas balanças e dois caminhões basculantes até o quinto ano da concessão. Também será incumbência da empresa implantar novos berços de atracação no Píer T e as respectivas estruturas operacionais.

Porto pioneiro em sustentabilidade

Além da relevância na movimentação de cargas, o Porto de Paranaguá tem se destacado por iniciativas voltadas à sustentabilidade. Navios com certificação “verde” têm prioridade de atracação no local. O porto também foi ponto de chegada da viagem inaugural do navio Pyxis Ocean, fretado pela Cargill, o primeiro cargueiro comercial a cruzar oceanos com auxílio da força do vento — uma tecnologia voltada à eficiência energética e à redução das emissões de carbono.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio