Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que a pós-graduação vai transformar a realidade das gestões públicas. Clique aqui para ampliar. |
Privacidade digital, inteligência artificial e modernização da gestão pública foram alguns dos temas abordados na aula inaugural do MBA em Gestão de Cidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), realizada nesta sexta-feira (9). Promovida em parceria com a Fadisp, a pós-graduação conta com mil alunos entre prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais e estaduais.
Na ocasião, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que a pós-graduação vai transformar a realidade das gestões públicas locais por meio da capacitação contínua das equipes, com impactos em todos os níveis da administração. “Gerir cidades não diz respeito só ao prefeito, porque ele não faz nada sozinho”, afirmou.
O presidente reforçou que a formação vai além do uso de novas tecnologias. “Estamos falando sobre gestão de cidades, processos de compra, fiscalização de contrato e sobre cuidar de investimentos públicos. Tenho certeza de que todos sairão daqui muito melhores do que entraram.”
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
Coordenador do MBA, procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar. |
Coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, o curso terá carga horária de 360 horas e abordará temas como prestação de contas, licitações, compras públicas, tecnologias para gestão municipal, processo legislativo e captação de recursos.
“Reunimos alguns dos melhores professores do país para compartilhar conhecimento e experiências com os alunos. Ao final do curso, teremos mais de mil gestores capacitados para transformar a administração pública em Mato Grosso, hoje e no futuro”, afirmou Alisson.
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
Professora Cíntia Menezes Brunetta. |
No módulo 1, a professora Cíntia Menezes Brunetta tratou sobre Fundamentos do Direito Digital e Inteligência Artificial. “O que importa é a gestão das cidades, é conseguir trabalhar na prática com a realidade. Não existe cidade inteligente dissociada de pessoas, de gestão e de boas experiências”, afirmou.
Membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e juíza do Tribunal Federal da 5ª Região, a professora explicou que o objetivo é trazer o que está acontecendo no mundo. “A questão não é apenas apresentar noções de inteligência artificial e direito digital, mas mostrar como elas têm um impacto na gestão de cidades”, completou.
No dia 16, das 14h às 18h, será realizada a aula magna também no auditório da Escola Superior de Contas e transmitida ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2). Ambas as atividades presenciais marcam o início da etapa formativa do MBA, que será oferecido em formato híbrido, com aulas presenciais e a distância.
Clique aqui e confira a pragamação do curso.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT