Ana Cláudia Guiamarães – assessoria vereador T. Coronel Dias
Reunir forças focando na melhora e evolução da segurança pública do município de Cuiabá é o objetivo maior da Comissão de Segurança Pública. A reunião desta quinta-feira (15) foi uma amostra da luta por este objetivo.
O presidente da Comissão, vereador T.Coronel Dias (Cidadania), e o vice-presidente, vereador Rafael Rannalli (PL), receberam as secretárias de Ordem Pública, delegada Juliana Chiquito Palhares, e de Segurança Pública, Coronel PM Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, para discutir as ações de cada pasta executadas nos cinco primeiros meses de atuação e como serão essenciais na construção dessa pauta tão sensível na capital mato-grossense. A Comissão contou com a participação do vereador recém-empossado Rafael Yonekubo (PL), que acompanhou os trabalhos das comissões na Casa de Leis.
Entre os assuntos, o sistema de videomonitoramento foi amplamente pautado, considerando que a ação pode auxiliar ambas as pastas a agilizar as ações, além de outras situações pertinentes à segurança. O vereador presidente da Comissão possui um projeto de lei tramitando na Casa, que sugere integrar as câmeras de segurança do município para maior efetividade nas ações de segurança. A secretária Coronel Francyanne pontuou que atualmente 4000 câmeras estão disponíveis para a capital no âmbito do Programa Vigia Mais MT, e que quase 500 já foram instaladas.
A discussão sobre a criação da Guarda Municipal também foi relevante. “É uma necessidade, um desejo muito grande para que Cuiabá tenha sua Guarda Municipal, que realize atribuições de policiamento ostensivo e traga maior sensação de segurança à população”, comentou a coronel.
A secretária Juliana Palhares destacou pontos importantes da reunião, que, segundo ela, foi bastante produtiva.
“Falamos dos avanços alcançados, de como nossos processos ganharam mais celeridade com novas formas de incentivo e utilização do sistema, inclusive da tecnologia existente, e da necessidade de implantação de novas. Também sugerimos e aprovamos uma nova legislação que trará mais celeridade à notificação de terrenos urbanos, para que a Secretaria se comunique com o contribuinte eletronicamente, agilizando a comunicação”, pontuou a secretária. 
A poluição sonora, que perturba a população na capital, também foi um ponto sensível discutido. “A poluição sonora tem sido um grande desafio, que não envolve somente a SORP, mas as forças de segurança como um todo, pois, dependendo da ocorrência, envolve mais de um tipo de crime.
”Inclusive, recebemos uma série de apontamentos e sugestões da Comissão, para estudarmos, visando melhores resultados para a nossa cidade”, comentou.
Diante da variedade de discussões acerca do tema central da Comissão, para o presidente, esta reunião foi de grande valia e trouxe satisfação e um sentimento de que está no caminho certo. 
“É um trabalho conjunto da Comissão com as Secretarias. Além de pessoas determinadas a ajudar a população dentro de suas atuais atribuições, somos parceiros de atuação em nossas atribuições de origem e conhecemos de perto as necessidades da nossa capital. O alinhamento do diálogo, da busca de ideias e melhorias na legislação acontece naturalmente, e a chance de bons resultados tende a ocorrer e ser a melhor possível. Estamos no começo de um grande caminho para reorganizar Cuiabá”, finalizou Dias.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT