O Comitê de Integridade responsável pela criação do plano de integridade da Polícia Civil de Mato Grosso se reuniu na quinta-feira (08.05), para avançar na elaboração das estratégias de compliance.
Os membros do comitê apresentaram, inicialmente, 17 ações nesta reunião, das quais serão compiladas e inseridas no plano de integridade da instituição, com objetivo de implementar os procedimentos de práticas éticas.
Serão elencadas ações necessárias para identificar irregularidades, detectar os riscos passivos de alerta, além de responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.
Um dos objetivos do Plano de Integridade é garantir que a administração pública estadual mantenha seu propósito de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.
Na próxima semana, o Grupo de Gestão de Riscos se reunirá para tratar de novas ações que serão sugeridas e assim compiladas pelos membros.
Comitê de Integridade
O Comitê de Integridade da Polícia Judiciária Civil foi instituído no ano início do ano de 2024 para atuar na estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, em conformidade da Lei nº 10.691/2018 – Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso.
Programa
O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.
Fonte: Policia Civil MT – MT