Comitê de Operações Emergenciais encerra atividades após conter avanço de arboviroses

0
24
Francinei

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá anunciou oficialmente o encerramento das atividades do Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Arboviroses, instalado em janeiro deste ano para coordenar as ações de enfrentamento à situação de emergência causada pelo aumento de casos de doenças como dengue e chikungunya.

O COE foi instituído em 30 de janeiro de 2025, por meio do Decreto nº 10.851, posteriormente prorrogado, com reuniões semanais realizadas no auditório da Unidade de Vigilância em Zoonoses. Ao todo, foram 13 encontros, sendo 12 reuniões técnicas para análise da situação epidemiológica e definição de estratégias, e uma última reunião de encerramento. Todos os encontros foram devidamente documentados com atas, listas de presença e deliberações registradas.

Durante sua vigência, o Comitê foi responsável por monitorar a evolução dos casos, deliberar ações integradas e coordenar respostas rápidas frente à emergência sanitária. As ações envolveram setores diversos da administração pública municipal, como a Defesa Civil, Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Saúde, Limpurb e Secretaria de Obras, além da cooperação com órgãos estaduais e federais.

Entre as estratégias adotadas destacam-se as ações intersetoriais de controle e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, mutirões de limpeza urbana, campanhas de conscientização, reorganização dos fluxos de atendimento e qualificação das equipes da rede pública de saúde.

A diretora da Vigilância Sanitária de Cuiabá, Silvana Maria, destacou a importância do trabalho conjunto e os avanços conquistados.

“A gente chega ao final do COE, a comissão se encerra aqui, mas nós da Vigilância e toda a Secretaria de Saúde continuaremos vigilantes. Se houver necessidade, seja por outra doença ou agravo, poderemos ativar novamente a Sala de Situação e, se for o caso, reinstalar o COE. Esperamos que isso não seja necessário. A comissão foi extremamente eficaz. A Prefeitura trabalhou de forma integrada e conseguimos reduzir o número de notificações e agravos tanto na rede pública quanto na exposição da população. Participaram ativamente a Defesa Civil, Ordem Pública, Limpurb, Secretaria de Obras e, claro, toda a estrutura da Secretaria de Saúde.”

Com o fim das atividades do COE, o monitoramento das arboviroses será mantido de forma rotineira pela equipe da Vigilância em Saúde e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que seguirá acompanhando notificações de forma contínua. Em caso de aumento de casos ou novas ameaças epidemiológicas, será possível reativar a Sala de Situação e convocar novamente o Comitê.

A secretária adjunta de Atenção Especializada, Susana Gutierrez, que participou ativamente das articulações e execuções das ações do Comitê, também avaliou positivamente os resultados.

“O encerramento do COE marca o fim de uma fase emergencial, mas também reforça a capacidade de resposta da Prefeitura de Cuiabá. Atuamos com responsabilidade, planejamento e união entre os setores. Graças à força-tarefa, conseguimos conter o avanço das arboviroses e garantir segurança à população. Foi um esforço coletivo que deixou um legado de integração e eficiência no combate às doenças transmissíveis.”

Agora, com o restabelecimento da normalidade, a Secretaria Municipal de Saúde segue atenta e preparada para agir diante de quaisquer novos desafios, contando com a estrutura e os aprendizados construídos ao longo da atuação do COE Arboviroses.

#PraCegoVer

A imagem ilustra um grupo de servidores posando para foto durante a reunião de encerramento do Comitê de Operações Emergenciais (COE). A cena apresenta diversas cores e ocorre em uma sala com paredes brancas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT