A esperança do torcedor santista no retorno de seu ídolo, Neymar Jr., durou pouco na Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (22.05), o Santos foi eliminado da competição na terceira fase após ser derrotado pelo CRB nos pênaltis, por 5 a 4, depois de um empate sem gols no tempo regulamentar no Estádio Rei Pelé. A partida de ida, na Vila Belmiro, já havia terminado em 1 a 1, forçando a decisão para as cobranças.
O jogo em Maceió marcou a volta de Neymar aos gramados após um período de mais de um mês afastado por lesão muscular. Sua última aparição havia sido em 16 de abril. O camisa 10 entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo e, mesmo sem o ritmo ideal, conseguiu criar boas oportunidades para a equipe paulista, que, no entanto, não soube aproveitá-las.
O Jogo: equilíbrio e defesas dos goleiros
O primeiro tempo foi de poucas emoções e ritmo lento. O Santos tentou tomar a iniciativa, mas esbarrou na marcação do CRB. As primeiras chances foram em chutes sem direção de Souza. O CRB respondeu com Thiaguinho, que exigiu boa defesa de Gabriel Brazão aos 17 minutos. O Peixe quase abriu o placar com Barreal, que saiu cara a cara com Matheus Albino, mas o goleiro desviou para escanteio. No fim da etapa, Danielzinho teve grande chance para o time da casa, mas novamente Gabriel Brazão apareceu bem.
Na etapa final, Gabriel Brazão continuou salvando o Santos, espalmando uma pancada de Higor Meritão. O desempenho ofensivo do Peixe caiu, levando o técnico Cleber Xavier a promover a entrada de Neymar.
A volta de Neymar e chances perdidas
O astro não demorou a mostrar sua qualidade. Logo aos 22 minutos, deu um ótimo passe para Souza, que parou em Matheus Albino. Em seguida, Thaciano cabeceou bem, mas Albino defendeu. Guilherme também tentou, buscando o ângulo, mas o goleiro do CRB voou para fazer linda defesa.
Aos 41 minutos, o CRB teve a chance inacreditável de matar o jogo, após Neymar perder a bola no meio-campo. Vinicius cruzou para Mikael, que, sozinho e com o gol aberto, chutou para fora. Instantes depois, foi a vez de Neymar balançar a defesa e chutar rasteiro, exigindo mais uma defesa crucial de Matheus Albino.
Com o 0 a 0 no placar, a vaga nas oitavas de final seria decidida nos pênaltis.
Pênaltis
Na disputa por pênaltis, o CRB levou a melhor por 5 a 4. Pelo time alagoano, converteram Higor Meritão, Matheus Ribeiro, Segovia, Henri e Weverton. Fernando Henrique parou no goleiro santista.
Pelo Santos, Neymar foi o primeiro a bater e converteu sua cobrança com segurança. Rincón, Tiquinho Soares e Bontempo também marcaram. No entanto, Guilherme e Zé Ivaldo desperdiçaram suas cobranças, selando a eliminação do Peixe na competição.
O CRB aguarda o sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase da Copa do Brasil.
O Santos agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta o Vitória no domingo, no Barradão, em Salvador (BA), pela 10ª rodada, às 18h30 (de Brasília). O CRB, por sua vez, joga pela nona rodada da Série B na segunda-feira, visitando o Botafogo-SP às 20 horas.
FICHA TÉCNICA
CRB 0 (5) X (4) 0 SANTOS
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 22/05/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: Souza e Zé Ivaldo (Santos). Kallyel (CRB)
CRB: Matheus Albino; Weverton, Henri, Luis Segovia e Matheus Ribeiro; Higor Meritão, Danielzinho e Gegê (Lucas Kallyel); Douglas Baggio (Vinícius Nunes), Thiaguinho (Rafinha) e Breno Herculano (Mikael). Técnico: Eduardo Barroca
SANTOS: Gabriel Brazão; Leo Godoy, Zé Ivaldo, Luan Peres e Souza (João Basso); Tomás Rincón, Zé Rafael (Bontempo) e Rollheiser (Neymar); Barreal (Thaciano), Deivid Washington (Tiquinho Soares) e Guilherme. Técnico: Cleber Xavier
Fonte: Esportes