Cultura entra no Maio Amarelo e alertará condutores com arte

0
24
Divulgação

A Secretaria Adjunta de Cultura, Esportes e Lazer também está engajada em despertar a consciência dos condutores para um trânsito mais ordenado e pacífico em Rondonópolis. Garantindo apoio à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, estará com várias ações culturais, entre os dias 26 e 30 deste mês de maio, em diversas vias da cidade e com fechamento na Escola CAIC.

Entre os dias 26 e 29 de maio, o Município vai contar com a contribuição do “Patologia Cênica”, um grupo de Rondonópolis que fará pit stop performático, com placas e realização de panfletagem, no período da manhã, das 8h às 10h, e intervenções com encenação em pontos estratégicos da cidade no período da tarde, das 17h às 18h. Os atores vão estar nas vias maquiados e enfaixados como se tivessem sofrido acidente. Nas encenações, o grupo vai ilustrar cenas de acidentes e mortes decorrentes do trânsito.

No dia 30 de maio, às 9h e às 14h, na Escola CAIC, alunos da rede municipal de ensino, com idade de 7 a 10 anos, vão assistir ao Espetáculo Mé, com o Grupo Pipoca Colorida, da cidade de Primavera do Leste. Trata-se de um espetáculo lúdico que traz ovelhas que conversam e vivem situações típicas do trânsito, mostrando práticas que não dão certo. A peça foi premiada em festivais estaduais e nacionais, incluindo o Festival Estudantil Temático de Trânsito de Mato Grosso (Fetran).

O coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Adjunta de Cultura, Dheysiel Barbosa, explica que a intenção das ações culturais nas vias da cidade é levar aos condutores uma mensagem sobre como está o trânsito de Rondonópolis na atualidade e como melhorá-lo. “As cenas pretendem chocar as pessoas com o realismo visando gerar uma sensibilização. Assim, queremos reforçar que a vida do outro é importante”, contextualizou.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT