Maio chegou! E é no fim desse mês que termina o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025.
Por isso, se você está de bobeira nesse feriadão e ainda precisa acertar as contas com o Leão, pode aproveitar para resolver essa pendência.
Este ano, a Receita espera receber cerca de 46 milhões e 200 mil de declarações até o dia 30 de maio, quando termina o prazo de entrega.
O envio do documento é obrigatório para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a 33 mil, 888 reais no ano passado.
Algumas outras circunstâncias também obrigam a declaração e o contribuinte pode consultar detalhes no site gov.br/receitafederal
O programa gerador da declaração está disponível no mesmo endereço e deve ser baixado por quem for enviar a declaração pelo computador.
O contribuinte que preferir pode optar por enviar a declaração por dispositivos móveis, como tablets ou celulares e, nesse caso, deve acessar a loja oficial de aplicativos e baixar o app “Meu Imposto de Renda”.
Lembrando que a Receita libera uma declaração pré-preenchida, que pode ser usada para agilizar o processo e minimizar as chances de erro.
Mas é importante lembrar que, mesmo usando a declaração pré-preenchida, é bom ter todos os dados em mãos para conferir as informações antes de enviar o documento, já que essa é uma responsabilidade do contribuinte. Dados incorretos fazem com que a declaração caia na malha fina.
O prazo para declarar, lembrando, termina no dia 30 de maio.
A multa para quem não entrega o documento no prazo é de, no mínimo, 165 reais e 74 centavos, mas pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.