Quem tem problemas de saúde, tem pressa em ser atendido. E por isso, Sorriso investe em saúde. Desde 1.º de janeiro a 15 de maio de 2025, R$ 5.673.901,83 já foram aplicados em saúde. Desse total, R$ 2.436.767,68 foram viabilizados pelo Governo do Estado por meio do Programa Fila Zero; além disso, mais R$ 3.397.337,54 de recursos próprios do Município foram investidos via Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.
Somados os programas Fila Zero do Governo do Estado e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires foram viabilizadas 1.251 cirurgias somando 12.718 atendimentos diversos. O valor investido pelo Fila Zero – R$ 2.436.767,68 – é o maior dentre os municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.
“Agradecemos ao Governo do Estado que por meio do Programa Fila Zero tem disponibilizado recursos financeiros para custear parte de todos os procedimentos realizados em Sorriso; esse é um olhar humanizado para com nosso Município”, frisa o gestor da pasta de Saúde, Vanio Jordani.
Vale lembrar que o Fila Zero é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso que tem como objetivo reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas na rede pública de saúde do Estado.
Pelo Consórcio
Já pelo Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires foram viabilizados procedimentos diversos que incluem exames, cirurgias, procedimentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidade. “Esse é um número elevado, pois entendemos que precisamos agir com celeridade para dar a resposta que a população precisa em momentos de fragilidade, como no caso de estar ou ter alguém da família doente”, explica o secretário.
Jordani frisa que para todos os procedimentos da rede pública de saúde do Município, a porta de entrada para é o Programa de Saúde da Família (PSF) da área de cobertura do paciente. É sempre a partir do atendimento no PSF que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para cirurgia, caso o médico confirme a necessidade.
Para acompanhar pedidos
E para quem está aguardando procedimentos pela rede municipal, sempre é bom lembrar que a ordem de chamada é pela classificação de prioridade, ou seja, os casos mais graves são chamados primeiro, especialmente casos em que há suspeita de ou situações ou doenças graves.
Porém, todo paciente que tem alguma dúvida, pode e deve procurar informações; ou diretamente no PSF ou pelo whatsapp da Central de Regulação pelo número (66) 99978-8441 que atende de segunda a sexta-feira, das 7hs às 11h e das 13h às 17h. E a recomendação para quem tem pedidos encaminhados é manter o número do celular atualizado para que a equipe possa entrar em contato.
A coordenadora da Central de Regulação, Jéssica Toniazzo Lemos, pontua que o trabalho da Central de Regulação é complexo. No caso da realização de exames, por exemplo, após receber o resultado, a pessoa é encaminhada para o retorno médico com o especialista para garantir a sequência. Todas as ações são coordenadas. “E para que possamos entrar em contato a atualização das informações é primordial”, completa.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT