Dia do Trabalhador é celebrado em mais de 150 países: você conhece a origem da data?

0
11
Divulgação

Hoje, 1º de maio, é feriado nacional. Mas é também feriado em diversos outros países ao redor do mundo. Mais de 150 nações celebram hoje o Dia do Trabalhador.

Mas você conhece a origem da data?

O dia primeiro de maio é uma homenagem às lutas históricas por melhores condições de trabalho e um lembrete de que os direitos conquistados são fruto de organização, coragem e resistência.

A origem da data remonta ao ano de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Trabalhadores organizaram uma grande mobilização para exigir a redução da jornada diária para 8 horas. Até então, trabalhar 12, 14 ou até 16 horas por dia era comum.

A repressão àquela greve foi violenta e resultou em prisões e mortes, mas o movimento ganhou força internacional e passou a ser lembrado como símbolo da luta operária.

No Brasil, o 1º de maio foi reconhecido como feriado em 1925 e a data passou a ser usada também para importantes anúncios e avanços relacionados à legislação trabalhista brasileira.

Um dos mais emblemáticos deles ocorreu em 1943, quando o então presidente Getúlio Vargas instituiu a CLT — a Consolidação das Leis do Trabalh.

Foi só a partir dali que os trabalhadores brasileiros passaram a ter garantidos em lei direitos como carteira assinada, férias, 13º salário e licença maternidade, entre outros.

Atualmente, além de celebrar as conquistas, o Dia do Trabalhador também é um convite à reflexão sobre alguns desafios: desemprego, informalidade e a precarização das relações de trabalho, além das mudanças impostas pelos avanços tecnológicos.