Edição da Feira da Agricultura Familiar é sucesso total na Praça Alencastro

0
16
Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, realizou com sucesso a 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, que já é tradicional às segundas-feiras da segunda semana do mês, na Praça Alencastro. O evento reuniu produtores rurais de diversas regiões dos municípios da Baixada Cuiabana, como Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande e atraiu visitantes antes da hora prevista para início. A 7ª edição no local já tem data marcada, dia 9 de junho, porque a 6ª acontecerá na Praça da República, no dia 02.

Com barracas diversificadas, os agricultores comercializaram uma ampla variedade de produtos frescos e artesanais, como frutas, hortaliças, legumes, doces, panificados, plantas ornamentais, pratos culinários, temperos, artesanato e outros.

Para os pequenos produtores a feira estimula a geração de renda e ajuda a promover o consumo de alimentos saudáveis, direto do campo.

“Já está se consolidando como um importante espaço de valorização da produção local, do cooperativismo e da economia solidária. Estamos trabalhando para ampliar muito em breve, com a realização da Feira em outros lugares da cidade, atendendo a pedidos dos participantes”, disse o secretário adjunto de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão.

A 5ª edição de 2025, realizada na Praça Alencastro superou as expectativas de vendas, com alguns estoques se esgotando antes do encerramento do evento, como por exemplo, doces a granel. E, no que depender do público, será sempre prestigiada.

“Eu amo comprar produtos frescos e faço isso com frequência quando tem feiras perto de casa. A vantagem vai além, até a durabilidade deles é maior”, frisou Elizabeth Cassimiro, moradora de Várzea Grande.

Outra que não abre mão da oportunidade de adquirir produtos do campo é Viviane Gomes da Silva, do bairro Altos do Boa Vista, em Cuiabá. “Sempre compro, a preferência é por produtos frescos, possuem mais sabor”, explicou.

CULINÁRIA

Pratos típicos também são apreciados e bem procurados na feira. Entre eles, a tradicional Maria Isabel (arroz com carne seca), a galinha com arroz e farofa de banana tem público garantido, além do pastel. Outras novidades como a pizza no cone têm se destacado entre as preferências.

Para quem gosta de doces, uma variedade é ofertada, tanto e potes, conservas ou cristalizados para venda a granel. Também tem fondue de frutas (frutas com chocolate) especialmente fondue de morango.

“Eu participei de todas as edições aqui na Praça Alencastro e a receptividade do público tem sido muito boa. É uma oportunidade para nós”, disse Maurício Vilhalva de Souza, vendedor de fondue.

SIM e SIAPP

Também foi destaque na programação os esclarecimentos e orientação junto aos produtores que atuam com alimentos de origem animal buscarem a regularização quanto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou o Serviço de Inspeção da Agroindústria de Pequeno Porte (SIAPP). São selos de inspeção que dão a garantia de que os produtos estejam de acordo com as normas sanitárias e possibilitam a ampliação das vendas para além do município, incluindo feiras regionais, supermercados e programas públicos de aquisição de alimentos.

Entre os produtos classificados como de origem animal estão: queijos, salames, ovos, mel e derivados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a legalização sanitária é um passo fundamental para fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, agregando valor aos produtos, ampliando mercados e oferecendo mais segurança ao consumidor. A Prefeitura de Cuiabá tem oferecido suporte técnico para que os produtores interessados possam se adequar às exigências legais e, assim, crescer de forma estruturada e sustentável.

#PraCegoVer

A foto mostra uma banca de frutas com destaque para mamão e limão com a dona em atendimento. O cenário ao fundo abrange diversas barracas que compõem a feira na Praça Alencastro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT