O número de navios programados para embarcar açúcar nos portos brasileiros caiu na semana encerrada em 21 de maio. Segundo levantamento da agência marítima Williams Brasil, 79 embarcações aguardavam para carregar o produto, contra 86 na semana anterior, encerrada em 14 de maio.
Volume agendado para exportação também apresenta queda
O volume de açúcar programado para embarque totaliza 3,147 milhões de toneladas, uma redução em relação aos 3,519 milhões de toneladas registrados na semana anterior. A maior parte desse volume deve sair pelo Porto de Santos (SP), com 2.154.517 toneladas. Outros portos também aparecem na programação:
- Paranaguá (PR): 710.044 toneladas
- São Sebastião (SP): 76.475 toneladas
- Imbituba (SC): 72.000 toneladas
- Maceió (AL): 65.756 toneladas
- Recife (PE): 32.300 toneladas
- Itajaí (SC): 32.000 toneladas
- Suape (PE): 16.262 toneladas
- Outro embarque adicional em Itajaí (SC): 20.000 toneladas
Variedades de açúcar a serem exportadas
As cargas previstas para exportação são compostas por diferentes tipos de açúcar:
- VHP (Very High Polarization): 2.953.884 toneladas
- TBC (Tipo Bruto para Consumo): 32.738 toneladas
- Cristal B150: 59.000 toneladas
- Refinado A45: 85.500 toneladas
O relatório da Williams Brasil considera tanto os navios já atracados quanto os fundeados à espera de atracação e os que têm chegada prevista até o dia 26 de junho.
Exportações em maio apresentam recuo expressivo na receita e no volume
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, em maio, com 11 dias úteis computados, a média diária de receita com as exportações de açúcar e melaços foi de US$ 37,848 milhões, enquanto o volume médio diário exportado chegou a 83,565 mil toneladas.
Até o momento, foram exportadas 919.221 toneladas, gerando US$ 416,330 milhões em receita, a um preço médio de US$ 452,90 por tonelada.
Comparação com maio de 2024 mostra queda acentuada
Em relação à média diária registrada em maio de 2024, houve queda de 43,7% na receita (US$ 66,354 milhões no ano passado). O volume diário exportado caiu 37,5% frente às 133,965 mil toneladas embarcadas por dia em maio de 2024. O preço médio também recuou, passando de US$ 496,30 para US$ 452,90 por tonelada, uma redução de 8,7%.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio