A Embrapa participará do Showtec 2025, entre os dias 20 e 22 de maio, em Maracaju (MS), com um estande dedicado à apresentação de tecnologias inovadoras desenvolvidas por três de seus Centros de Pesquisa:
- Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS)
- Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS)
- Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG)
O estande será voltado para produtores, técnicos, estudantes e demais visitantes, com foco em atividades de transferência de tecnologias e divulgação de pesquisas.
Programação técnica e institucional
Durante os três dias de evento, o público poderá acompanhar:
- Atendimento direto com especialistas
- Apresentações a campo
- Palestras
Divulgação de pesquisas voltadas à produtividade e à sustentabilidade
Entre os destaques estão os ativos tecnológicos da Embrapa Agropecuária Oeste que integram a Jornada pelo Clima — uma iniciativa voltada à COP30 — incluindo:
- Consórcio milho-braquiária
- Guia Clima
- Sistema Antecipasto
- Sistema Diamantino
Tecnologias em destaque no campo e no estande
A programação trará demonstrações práticas e técnicas com especialistas da Embrapa. Confira os temas confirmados:
- Sorgo granífero para produção de etanol
- Apresentação do analista Gessí Ceccon (Embrapa Agropecuária Oeste) e de Frederico José Evangelista Botelho (Embrapa Milho e Sorgo).
- Implantação e manejo do Sistema Diamantino
- Abordado pela pesquisadora Marciana Retore (Embrapa Agropecuária Oeste).
- Consórcio de gramínea com leguminosa
- Apresentado pelo pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia (Embrapa Agropecuária Oeste), com foco nos benefícios para o solo e a pastagem.
- Pontos-chave do consórcio milho-braquiária
- Também com o analista Gessí Ceccon, destacando ganhos em produtividade e sustentabilidade.
- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
- A Embrapa Gado de Corte apresentará soluções em ILPF, com foco em práticas sustentáveis para sistemas integrados de produção.
Jornada pelo Clima e COP30
A Jornada pelo Clima é uma iniciativa da Embrapa que tem como objetivo discutir e promover soluções para uma agricultura de baixo carbono, mais inclusiva e resiliente às mudanças climáticas.
O programa será um dos destaques da COP30 — Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas — que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). A ação reforça o papel da ciência na promoção de práticas agrícolas sustentáveis em todos os biomas brasileiros.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio