Durante a celebração dos 39 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso, a Energisa, por meio do projeto “Nossa Energia” vai dar um presentão para o Município, em especial para os moradores do Jardim Amazônia. O objetivo é beneficiar os clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras por outros de melhor desempenho energético.
Além de Sorriso, neste mês o projeto Nossa Energia, da concessionária de energia de Mato Grosso, vai passar Cuiabá, Rondonópolis e Poxoréu, com troca de ventiladores, geladeiras e lâmpadas.
O projeto Nossa Energia começou em 2015, e se renova a cada dois anos. O novo ciclo teve início em 2024 e já passou por 104 municípios, realizando a troca de 334 geladeiras e 52.167 lâmpadas. O objetivo é percorrer 142 cidades de Mato Grosso, realizando a troca de 595 geladeiras, 150 mil lâmpadas e 4 mil ventiladores até novembro de 2025.
Além disso, durante a passagens nos municípios também são realizadas palestras educacionais visando a mudança de comportamento e a criação de hábitos racionais do uso de energia elétrica. Para isso o projeto conta com três Unidades Móveis Educacionais (UME), com equipamentos interativos que proporcionam aos alunos das comunidades visitadas um aprendizado lúdico sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.
Uma das UMEs da Energisa vai estacionar na Praça dos Ipês nos dias 13, 14, 15 e 16, garantindo aprendizado, diversão e muita informação. Além das ações junto à comunidade, a Energisa também ministrará, no dia 14, às 8h, no Auditório da Faculdade Atenas, uma palestra para servidores públicos municipais com o tema “Consumo Consciente, Gestão Sustentável e Futuro Inteligente”.
“O projeto Nossa Energia é muito importante para o futuro dessas comunidades, ele vai além da troca de equipamentos. Através da educação estamos estimulando novos hábitos e assim promovendo a eficiência energética, uma forma de garantir economia e cuidar do meio ambiente,” afirmou o analista de eficiência energética da Energisa, Alex Fabiano Souza Silva.
“Nos sentimos muito honrados e gratos por sermos contemplados com este projeto, que trata sobre o uso racional da energia, o que garante, não apenas a economia, com a redução de valores na conta de luz, mas, principalmente, desperta para a necessidade de um olhar mais atento à sustentabilidade, ao consumo consciente, pensando na preservação de recursos para as gerações futuras”, destacou o secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Claudio Oliveira.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT