segunda-feira, 16 fevereiro 2026
Início Mato Grosso TRE Escola Dom Pedro II realiza eleições para grêmio estudantil com urnas do...

Escola Dom Pedro II realiza eleições para grêmio estudantil com urnas do TRE-MT

0
165

A Escola Dom Pedro II, antigamente conhecida como Presidente Médici, realizou, pela primeira vez, eleições para o grêmio estudantil com urnas eletrônicas emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A votação ocorreu nesta   quarta-feira (28.05), com a participação de mais de 1.500 estudantes. Foram emprestadas cinco urnas eletrônicas. 

“Nós solicitamos o apoio do TRE-MT, no qual a desembargadora Serly Marcondes Alves prontamente nos atendeu, para podermos realizar isso com as urnas eletrônicas. Simulamos um ambiente no qual os alunos seriam aqueles cidadãos que estariam votando e escolhendo seus candidatos em uma votação real. Isso é importante para promovermos o exercício da cidadania. Não esquecemos da experiência de ser um bom cidadão”, explicou o coronel BM Caillava, que é diretor da escola. 

A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, visa fortalecer ainda mais os empréstimos de urnas para instituições e, principalmente, escolas. “Essa é uma forma de aumentar a confiança nas urnas e, para além disso, reforçarmos a importância do contato e conhecimento sobre elas, algo fundamental para os nossos cidadãos e futuros eleitores”. 

A escola possui o total de 1.690 estudantes, tanto do ensino fundamental como do ensino médio, em que concorreram 10 chapas. Para a eleição, três servidores foram treinados na sede do Tribunal e cinco urnas eletrônicas foram emprestadas, sendo duas para imprevistos. Com três seções, a apuração dos votos e o resultado foram processados no mesmo dia da eleição. 

Para a estudante Maria Júlia Arjona, de 14 anos, do 9º ano, a experiência de votar pela primeira vez na urna foi muito boa. “O grêmio estudantil é algo que representa a nós, estudantes, é uma coisa que nos faz ter uma voz mais ativa aqui na escola. Qualquer dificuldade, qualquer problema, nós podemos contar com o grêmio estudantil, por isso eu acredito que é importante ter sabedoria na hora de escolher o grêmio”, ressaltou, animada. 

“É muito importante para os nossos alunos ter esse contato com a democracia e saber que nós estamos formando cidadãos e esses cidadãos já estão sendo preparados para escolher seus representantes na sociedade”, afirmou o tenente BM, Arilson Soares e coordenador disciplinar da escola. Como explicou, apesar de ser uma votação no âmbito escolar, a atividade reforça o senso da escolha política, algo importante para a próxima geração de eleitores e eleitoras do país. 

A psicóloga Keila Maria Costa Brandão, que  faz o acolhimento estudantil e foi uma das servidoras que recebeu treinamento do TRE-MT, revelou o entusiasmo e a felicidade das turmas em votar pela primeira vez na urna eletrônica. “Para eles [estudantes], está sendo uma oportunidade única de conhecer realmente a urna eletrônica, de participar de uma eleição de algo que, para eles, é tão importante, como o grêmio estudantil, que representa os alunos dentro da Escola. Então, está sendo uma experiência muito positiva e eles estão gostando bastante, estão vendo isso como algo muito importante”, explicou durante a votação. 

Para a estudante Karine Cólvero, de 14 anos, do 9º ano, a experiência foi “uma novidade”. Ela ainda acrescentou que por ser jovem e nunca ter votado antes, foi uma situação diferenciada, mas também divertida. “A experiência foi bem legal e espero que traga bons resultados para a escola”, afirmou, também animada. 

Para emprestar urnas do Tribunal para eleições internas, é necessário fazer um requerimento à presidência do Tribunal. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Nara Assis) 

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra uma estudante de costas olhando para a urna eletrônica cuja tela está com o texto: “FIM”,  o que sinaliza o fim da votação. Ao lado dela está uma moldura redonda que mostra em zoom a mão de uma pessoa clicando na tecla de confirmar na urna. 

Fonte: TRE – MT