Especialistas alertam para 100% de probabilidade de tsunami na Europa

0
33
©Getty Images

De acordo com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, um tsunami atingirá o Mediterrâneo nos próximos 30 anos. A zona de perigo é relatada como sendo a falha de Averroes abaixo do Mar de Alborán, que fica a meio caminho entre o litoral de Málaga, na Espanha, e o Norte da África. Isso, naturalmente, levanta preocupações sobre o impacto potencial nas regiões costeiras: quão mortal seria um tsunami no Mediterrâneo? E será que dá tempo para fugir desse desastre natural?

O Mar de Alborán

Segundo o jornal espanhol La Razon, a zona de perigo é a falha de Averroes, abaixo do Mar de Alborán, localizada entre a costa de Málaga e o norte da África.

O que é uma falha geológica?

Uma falha geológica é uma rachadura ou quebra na superfície da Terra onde dois pedaços da crosta terrestre se movem um sobre o outro. Um tsunami é causado quando uma falha geológica subaquática se move repentinamente, geralmente devido a um terremoto.

Ondas de seis metros

Especialistas dizem que um terremoto sob o Mar de Alborán poderia causar ondas de seis metros, que poderiam atingir a Espanha em apenas 21 minutos. Estima-se que os moradores que vivem no litoral teriam 35 minutos para fugir para o interior.

Mediterrâneo Ocidental

Se houvesse um terremoto perto da Argélia, um tsunami poderia cruzar o mar até a Espanha em uma hora e 15 minutos.

Como os tsunamis são previstos?

Sismógrafos monitoram e registram terremotos. Como a maioria dos tsunamis é desencadeada por terremotos subaquáticos, detectar um terremoto significativo ajuda a avaliar o potencial de um tsunami.

Sistemas de alerta de tsunami

Os sistemas de alerta de tsunami usam uma rede de sensores e boias no oceano para medir mudanças no nível do mar. Quando ocorre um terremoto, esses sensores podem detectar ondas anormais e emitir alertas antecipados.

Dados e padrões históricos

Estudar tsunamis passados ​​e seus impactos ajuda os especialistas a entender quais áreas estão em maior risco e melhora os métodos de previsão.

Quão mortal seria um tsunami no Mediterrâneo?

De acordo com registros, houve cerca de 100 tsunamis no Mediterrâneo e mares vizinhos desde o início do século XX. Isso equivale a aproximadamente 10% do total de tsunamis do mundo no período.

O terremoto e tsunami de Creta em 365 d.C.

Em 21 de julho de 365 d.C., um terremoto com magnitude de 8,5 ou mais ocorreu no Mar Mediterrâneo Oriental. Acredita-se que o epicentro tenha sido próximo à ilha de Creta. O terremoto foi seguido por um tsunami que matou milhares de pessoas e arremessou navios três quilômetros para o interior.

Terremoto de Lisboa de 1755

Tsunamis no nordeste do Atlântico são menos comuns, mas em 1755 um terremoto de magnitude 8,5 desencadeou um tsunami que destruiu a maior parte de Lisboa, capital de Portugal.

Altura da onda

Hélène Hébert, coordenadora nacional do CENtre d’ALerte Tsunami (CENALT) da França, não espera que as ondas atinjam alturas de 20 metros, como visto no Japão ou no Chile. Será mais como um ou dois metros.

Terremoto e tsunami de Tōhoku em 2011

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,0 atingiu a costa nordeste do Japão e desencadeou um tsunami de até 30 metros de altura que arrastou até cinco quilômetros para o interior.

Fonte: StarInsider