Estudantes de Mato Grosso participam do Parlamento Juvenil do Mercosul em Brasília

0
20
Assessoria

Três estudantes da Rede Estadual de Ensino foram selecionados para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025. A etapa nacional do programa será realizada em Brasília, nos dias 27 e 29 de maio, reunindo jovens de todo o país para vivências legislativas, debates e ações de protagonismo juvenil.

O Parlamento Juvenil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os países do Mercosul e tem como objetivo promover a participação de jovens nas discussões sobre educação, direitos, cidadania, inclusão social e políticas públicas voltadas à juventude.

Para participar, os estudantes deveriam estar matriculados na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio em escolas públicas (municipais, estaduais ou distritais) em 2024 e ter nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011. As inscrições ocorreram em outubro do ano passado.

Os inscritos foram votados pela comunidade escolar e os selecionados foram: João Manoel Bolognani Silva, como o 1º colocado; Wellita Caroline de Almeida Martins, como a 2ª colocada e Giovane Prisco Rodrigues, como 3º colocado.

Durante a etapa nacional, os estudantes participarão de simulações do processo legislativo, oficinas temáticas, rodas de conversa e atividades voltadas à construção de projetos voltados para a realidade escolar e comunitária.

A seleção dos representantes se deu com base em propostas de projetos apresentadas pelos próprios estudantes, com o tema “A integração regional e as mudanças climáticas”. Nesta etapa, será selecionado apenas um dos três estudantes de Mato Grosso que representará o Estado na etapa internacional, em agosto deste ano, em Foz do Iguaçu.

Para o secretário de Educação, Alan Porto, a participação de jovens mato-grossenses em espaços como o Parlamento Juvenil fortalece a democracia e valoriza a escuta ativa dos estudantes.

“É fundamental que nossos jovens sejam protagonistas e exerçam sua cidadania desde cedo. O Parlamento Juvenil é uma oportunidade única de vivenciar na prática como as políticas públicas são construídas e de propor mudanças reais para suas comunidades”, destacou.

Os projetos são:

  • João Manoel Bolognani: “Juventude e Sustentabilidade: Iniciativas para mudanças globais”, da Escola Estadual Mario Spinelli, de Pontes e Lacerda.
  • Wellita Caroline de Almeida: “Plantando para o Futuro: A Integração Regional e as Mudanças Climáticas”, da Escola Estadual Júlio Muller, de Barra do Bugres.
  • Giovane Prisco Rodrigues: “Matas Ciliares: Ação Educacional para Mitigar os Problemas Ambientais em Comodoro”, da Escola Estadual Cora Coralina, em Comodoro.

Fonte: Governo MT – MT