Exposição “Saúde Mental, Arte e Liberdade” estreia na segunda-feira (12)

0
33
Célia Soares

A exposição “Saúde Mental, Arte e Liberdade”, que terá trabalhos realizados por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estreia nesta segunda-feira (12.4), a partir das 15h30, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha em Cuiabá. Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a iniciativa realizada pelo Instituto Elevar, tem como objetivo explorar e iluminar as complexidades da saúde mental, por meio da arte.

O projeto foi dividido em duas etapas, sendo a primeira delas a realização de oficinas, com duração de quatro horas, em diferentes unidades do CAPS. Após isso, ocorreu a seleção de diversas peças pela equipe de curadoria artística.

De acordo com presidente do Instituto Elevar, Karine Mattos, seja para fins terapêuticos, educacionais ou recreativos, as oficinas de arte são fundamentais para enriquecer a vida dos indivíduos e das comunidades. “Essa intervenção busca inspirar mudanças positivas no comportamento social, promovendo a criatividade e a inovação artística”, afirma.

Já a coordenadora do projeto, Cida Silva destaca o resultado positivo da ação. “Eles construíram obras fantásticas, recheadas de suas emoções. Minha expectativa é que essa energia se espalhe e contagie a todos que visitarem a exposição”.

As oficinas foram realizadas nas seguintes unidades do CAPS: CAPSII Verdão, CAPS CPA IV, CAPS Adolescer, CAPS infantil Curumim, CAPS AD, CIAPS Adauto Botelho Unidade I (internação) e CIAPS Adauto Botelho Unidade III (álcool e drogas).

Serviço: Exposição “Saúde mental, arte e liberdade”
Onde: Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, Praça do Morro da Caixa D’Água Velha, Rua Comandante
Quando: Estreia dia 12 de maio
Entrada gratuita

Fonte: Governo MT – MT