Ampliar o debate e as ações da Operação Lei Seca. Foi com essa proposta que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promoveu nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de maio, uma capacitação em Sorriso que contou com a participação de agentes das forças de segurança e salvamento do Município sede e da cidade vizinha, Sinop.
Conforme a coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGI-E), tenente-coronel PM Monalisa Furlan, a capacitação será realizada em todos os pontos do Estado que contam com as operações da Lei Seca e será direcionada aos profissionais que atuam diretamente nas operações.
Dentre as novidades anunciadas por Monalisa está o uso de soluções tecnológicas com a gestão de imagens (câmaras) durante as operações. “O equipamento é uma ferramenta estratégica que oferta segurança a quem é abordado na blitz e também ao agente que o porta, dando ainda mais legitimidade às operações, pois diante de qualquer dúvida o equipamento pode ser consultado”, explica. A coronel frisa que o equipamento será usado exclusivamente nas operações de Lei Seca e portado por agente que estiver atuando sempre em pontos estratégicos para proporcionar uma visão ampla. Demais municípios que atuam com a Operação Lei Seca também erão contemplados com a tecnologia.
Do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Cuiabá, o capitão Sandro Lúcio Fernandes, destacou a importância do diálogo, das instruções e da implantação de recursos tecnológicos que venham subsidiar a fiscalização nos municípios. “Nós acreditamos que com educação para o trânsito e procedimentos operacionais padrão bem executados é que nós teremos bons resultados e poderemos fomentar um transito seguro não só em Sorriso, mas em todos os municípios que formam a unidade federativa do Estado de Mato Grosso”, salienta.
Para o secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) de Sorriso as capacitações são fundamentais para debater temas e adequação de abordagens. “Todas as forças de segurança e também de salvamento precisam estar alinhadas para que possamos desenvolver um trabalho com bons resultados; as capacitações são essenciais para que possamos agir de forma integrada e ter bons resultados”, pontua.
Realizada ontem, 14 de maio, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e hoje, 15, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a capacitação reuniu cerca de 200 profissionais dentre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes prisionais e guardas municipais de trânsito.
Além dos agentes da Sesp, GGI-E, Batalhão de Trânsito, a equipe da unidade de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) também participou do evento. Vale lembrar que a Operação Lei Seca é uma iniciativa de segurança e conscientização no trânsito, que envolve a colaboração de diversas forças de segurança, incluindo a PM, PJC, Bombeiros, Guarda de Trânsito, Detran, sob a coordenação da Sesp e do GGI-E. A operação tem como objetivo reduzir a combinação de álcool e direção, visando a segurança e a prevenção de acidentes.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT