Profissionais da rede municipal de ensino de Rondonópolis participarão de capacitação sobre educação inclusiva no dia 10 de junho. A capacitação foi solicitada pela gerência do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis à promotora de Justiça Patrícia Dower.
A formação “Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva” propõe-se a atender não apenas os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas também os gestores escolares, promovendo um momento de aprendizado e alinhamento que contribua para a prática e gestão pedagógica mais inclusiva.
A ação integra o projeto estratégico institucional “Abraçando as Diferenças – Escola para Todos”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a formação será ministrada pela promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, titular da 4ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis e coordenadora adjunta do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Educação.
Segundo a gerente do Departamento de Educação Inclusiva, Geicivani Fernandes, a iniciativa foi construída de forma conjunta com o Ministério Público, com o objetivo de garantir o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. “Com a garantia de sistema educacional inclusivo e de salas de recursos multifuncionais matriculadas nas unidades da rede municipal de ensino”, afirmou.
O evento está previsto para acontecer nos períodos matutino e vespertino, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).