Fretes marítimos para grãos registram queda no 1º trimestre, mas pressão sobre preços pode aumentar

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O Relatório de Transporte de Grãos (GTR), divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), aponta que as taxas de frete marítimo para o transporte de grãos a granel apresentaram uma queda sazonal do quarto para o primeiro trimestre de 2025.

Valores moderados refletem baixa demanda global

Atualmente, os preços dos fretes seguem em níveis moderados, influenciados pela fraca demanda global por produtos estrangeiros. Segundo o relatório, a capacidade global de navios graneleiros sólidos cresceu 14% desde dezembro de 2020, alcançando 1.041 toneladas de porte bruto (TPB). Esse aumento na oferta de embarcações contribui para a pressão de baixa nos preços dos fretes, conforme explica o USDA: “Normalmente, as tarifas caem quando a capacidade dos navios é ampla”.

Fatores que podem elevar os custos no segundo trimestre

Apesar da queda atual, o USDA destaca que alguns fatores podem pressionar as tarifas para cima no segundo trimestre de 2025. Entre eles, a previsão de aumento no consumo e na demanda por carvão na Índia, o início da temporada de exportações brasileiras de soja para a China e o incremento na demanda chinesa por minério de ferro para atender à indústria manufatureira. Esses elementos podem elevar a concorrência pela disponibilidade de navios, impactando os custos de frete.

Taxas específicas do transporte para o Japão

Na semana encerrada em 1º de maio, o frete para transportar uma tonelada de grãos do Golfo dos Estados Unidos até o Japão foi de US$ 46,25, representando um aumento de 1% em relação ao início do ano, mas ainda 25% menor que o valor registrado no mesmo período de 2024. Já do Noroeste do Pacífico (PNW) para o Japão, a tarifa ficou em US$ 27,25 por tonelada, 3% acima do começo do ano e 18% inferior à taxa do ano anterior.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio