Frutas, legumes e verduras já representam 40% do faturamento dos supermercados, aponta Abras

0
22

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), frutas, legumes e verduras (FLV) são responsáveis por, em média, 40% do faturamento dos supermercados brasileiros. Esse desempenho crescente torna a gestão da categoria ainda mais estratégica para o varejo alimentar.

Startup aposta em inteligência artificial para melhorar a gestão de FLV

A Aravita, startup brasileira especializada em inteligência artificial, vem se destacando ao ajudar supermercados a otimizar a gestão dos produtos frescos. O principal diferencial da empresa está na recomendação do chamado “pedido perfeito”, baseada em três pilares fundamentais: previsão de demanda precisa, gestão preditiva de estoque e otimização inteligente das entregas.

Tecnologia reduz perdas e melhora o abastecimento

As soluções da Aravita já são utilizadas por uma grande rede de supermercados no Brasil. Entre agosto e setembro de 2024, a adoção da ferramenta resultou em uma redução de até 20% nas quebras de FLV e de 30% na ruptura de estoque, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Retorno sobre investimento chega a ser cinco vezes maior

Fundada por empreendedores brasileiros e com apoio de investidores internacionais, a Aravita oferece aos varejistas um retorno sobre o investimento que pode chegar a até cinco vezes o valor aplicado.

Equilíbrio entre quebra e ruptura é o foco da solução

Segundo Marco Perlman, CEO da startup, o desafio dos varejistas está em equilibrar a disponibilidade dos produtos sem excessos ou faltas. “Muitas vezes, ao tentar evitar a quebra, os varejistas sofrem com a ruptura de estoque, levando à falta de produtos e à perda de vendas. A solução da Aravita atua exatamente para encontrar esse equilíbrio”, explica.

O executivo destaca ainda que o algoritmo preditivo da empresa é exclusivo no mercado, contribuindo não apenas para o aumento da precisão nas recomendações, mas também para a melhoria da eficiência operacional dos clientes.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio