O Ministério da Saúde lançou um novo edital do Programa Mais Médicos com 3.174 vagas. O objetivo de reforçar o atendimento básico de saúde em áreas com escassez de profissionais.
O prazo para inscrições começou nesta segunda, 5 de maio, e terminam já na quinta, dia 8.
Do total de vagas, 3.066 estão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 direcionadas a Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
O foco principal do preenchimento das novas vagas são cidades de pequeno porte. Menos de 30% das vagas são para regiões vulneráveis de municípios de médio e grande porte.
Podem se candidatar médicos formados no Brasil com registro no CRM ou com diploma revalidado no Brasil, além de brasileiros formados no exterior e estrangeiros habilitados, desde que cumpram os requisitos e passem pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação, que é um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
A permanência no programa pode ser de até 48 meses, com direito a bolsa-formação e outros auxílios.
Também foi criado um cadastro reserva para agilizar a reposição de profissionais nos municípios atendidos pelo programa.
Atualmente, o Mais Médicos atende cerca de 63 milhões de brasileiros com quase 25 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios.
A meta é chegar a 28 mil médicos até o fim deste ano.