O grupo terrorista Hamas afirmou que libertará nesta segunda-feira, 12, Edan Alexander, o último refém americano-israelense vivo mantido em cativeiro na Faixa de Gaza. Em um comunicado, o Hamas não forneceu de imediato mais detalhes sobre a libertação.
No domingo, 11, o grupo já havia anunciado que libertaria o rapaz de 21 anos como um gesto de boa vontade em relação ao governo Trump. As autoridades israelenses não comentaram imediatamente sobre o momento exato da libertação.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, afirmou mais cedo, nesta segunda-feira, que a libertação era esperada, mas sem indicar quando ocorreria.
Também destacou que não havia se comprometido com um cessar-fogo como parte do processo, mas que criaria um “corredor seguro” para permitir a passagem do jovem.
Alexander, um soldado israelense, foi capturado em 7 de outubro de 2023. A família dele, que vive nos Estados Unidos, estava a caminho de Israel, segundo o Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos, grupo que representa parentes dos cativos.
Fonte: AFP